_

Como funciona o multitasking no novo iPhone OS

AGORA SIM. O tão desejado multitasking está chegando ao iPhone (somente 3GS, já que os anteriores têm apenas 128MB de RAM) e iPad, permitindo a você alternar rapidamente entre apps e usar um enquanto os outros continuam funcionando por trás. 

AGORA SIM. O tão desejado multitasking está chegando ao iPhone (somente 3GS, já que os anteriores têm apenas 128MB de RAM) e iPad, permitindo a você alternar rapidamente entre apps e usar um enquanto os outros continuam funcionando por trás. 

Mas como funciona?

Para o usuário, o multitasking parece funcionar de maneira transparente e muito rápida. Segundo a Apple, você será capaz de alternar entre aplicativos instantaneamente, e o aplicativo que estiver aparecendo na tela não sofrerá diminuição de velocidade.

Usando o método deles você será capaz de responder uma SMS que acabou de chegar, conversar com um amigo ou enviar um twit, tudo sem realmente ter que fechar o Plants vs Zombies. Será possível também fazer uploads de fotos para o Flickr sem precisar ficar com o aplicativo de upload aberto até terminar o envio. Neste caso, o aplicativo do Flickr vai continuar enviando as fotos mesmo depois que você tiver saído dele para ler seus emails ou qualquer coisa do tipo.

A interface para gerenciar todos os apps abertos é bem simples: dê uma "apertada dupla" no botão Home e vai se abrir uma bandeja para mostrar os aplicativos que estiverem rodando. Basta clicar em outro aplicativo para abri-lo em paralelo. Funciona mais ou menos como a barra de tarefas do Windows 7.

Exemplos reais: Eis um exemplo: nas versões atuais do iPhone OS, se você estiver trabalhando no email e encontrar um link para um site, clicar no link vai fechar o Mail e abrir o Safari. Depois de ver a página, você precisa fechar o Safari, voltar para o Mail e encontrar o email original novamente.

Com o iPhone OS 4, o Mail continuará rodando quando o Safari abrir. Para voltar ao Mail, o usuário só precisa puxar a bandeja de multitask (lembre-se: é só apertar duas vezes o Home), que vai aparecer na parte de baixo da tela para mostrar os apps que estiverem rodando. O ícone do Mail vai estar lá, e clicar nele vai te fazer voltar ao app exatamente na tela que ele estaja quando você trocou para o Safari.

Outro ótimo exemplo é o Skype: nas versões atuais, o Skype precisa estar aberto para receber ligações, tornando-o inútil como substituto do telefone.No iPhone OS 4, o Skype pode ficar aberto e escondido o tempo todo, apto a receber ligações. Não importa o que você esteja fazendo, se alguém te ligar no Skype, será possível atender, conversar normalmente, e depois ainda voltar para o que estava fazendo antes da ligação entrar.

Enquanto rodam no background, os apps pode fazer bem mais do que enviar alertas. Um aplicativo como o Pandora, por exemplo, será capaz de continuar tocando música mesmo quando não estiver na tela. Ele será capaz de rodar em background, exatamente como o aplicativo iPod.

Debaixo do capô

A Apple afirma que o seu método de multitasking vai poupar a vida da bateria e os recursos do sistema, diferente da concorrência. Mas como?

Primeiro de tudo: isso não é 100% multitasking. Ao menos não do modo como os desenvolvedores definem o termo: todos os recursos do sistema disponíveis para todos os aplicativos, com o sistema operacional assumindo o papel de controlar a coisa toda, dando mais ou menos prioridade para algumas tarefas.

Este método consome muitos recursos, especialmente memória (o que fará o sistema engasgar) e CPU (o que também sugará a bateria bem rápido). O método da  Apple é bem esperto: eles vão permitir multitasking, mas apenas para sete ações, ou áreas. Estas ações, diz a Apple, darão aos usuários o tipo de multitasking que eles querem, sem sobrecarregar o sistema:

Sair da versão mobile