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Como funciona o pneu sem ar da Goodyear testado no Tesla

Pneu à prova de furos promete ser mais seguro, com maior vida útil e sem necessidade de manutenção. Veja o vídeo do último teste

Como funciona o pneu sem ar da Goodyear testado no Tesla

Imagem: Goodyear/Divulgação

A Goodyear está desenvolvendo uma nova linha de pneus sem ar para uso em veículos elétricos rodando em ambientes urbanos. A empresa americana promete que os novos pneus são à prova de furos e estão sendo testados no Model 3, da Tesla.

De acordo com um vídeo divulgado pelo site Mashable, os pneus tiveram um desempenho “admirável” ao serem testados em um Tesla fazendo manobras a 88 km/h, incluindo curvas, desvio de obstáculos e movimentos de aceleração e desaceleração.

Segundo a Goodyear, os pilotos do teste deram feedbacks positivos sobre a tecnologia. O teste pode ser assistido abaixo:

Além do carro da Tesla, os pneus sem ar foram testados pela empresa estoniana, com sede nos EUA, Starship Technologies, que desenvolve e opera uma frota de mais de mil robôs autônomos que entregam encomendas e comida.

Pneu seguro e sustentável

Batizado de NPT (sigla em inglês para “Pneu Não Pneumático”), o novo pneu é feito com 70% de materiais sustentáveis, ajudando a diminuir a dependência da Goodyear por borracha e outros produtos à base de petróleo. A tecnologia vem sendo testada desde 2019.

Além da manobrabilidade, estão sendo verificados o conforto de condução, emissão de ruído, desgaste da banda de rodagem, amortecimento de vibrações, entre outros fatores.

“À medida que a mobilidade evolui, sentimos que os pneus podem transformar a maneira como nos movemos e arquiteturas alternativas sem ar são ideais, particularmente no ambiente emergente de transporte autônomo”, disse Michael Rachita, gerente sênior de programa de pneus não pneumáticos da Goodyear.

Além de mais seguros –por não terem o risco de estourar–, os pneus sem ar têm uma vida útil maior e não requerem manutenção. O desenvolvimento da tecnologia do pneu sem para carros elétricos parte da visão da empresa de maximizar o uso de energia e minimizar os custos de substituição de pneus, criando um futuro mais sustentável.

A expectativa é que os novos pneus sejam lançados comercialmente até o ano de 2030.

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