_Carros

Como funcionam os pneus que fazem o carro andar de lado

O canadense William Liddiard inventou pneus capazes de se mover em qualquer direção. Recentemente um vídeo revelou como eles funcionam.

O canadense William Liddiard inventou pneus capazes de se moverem em qualquer direção. Ele não tinha revelado detalhes sobre a tecnologia, porém um novo vídeo em seu canal mostra como eles funcionam.

>>> Pneus que andam de lado podem ser instalados em qualquer carro
>>> Pneus coletam calor e guardam eletricidade para dar energia ao seu carro

A invenção de Liddiard conta com rodas especiais que possuem pequenos discos ao redor da borda externa, assim como outros modelos de rodas omnidirecionais. No centro há rolamentos motorizados que rotacionam o pneu horizontalmente.

Os pneus, por sua vez, possuem um molde com diversos rolamentos e formato muito parecido com uma câmara de ar.

O conjunto de todos rolamentos permite que o carro se mova em qualquer direção. O vídeo abaixo, em inglês, ilustra o funcionamento:

Liddiard afirma que os pneus omnidirecionais podem ser instalados em qualquer carro, e não precisam de um veículo especificamente feito para eles. Ele lembra, no entanto, que estes pneus são apenas uma prova de conceito, e está à procura de uma empresa que queira licenciar a tecnologia ou fazer parceria para lançá-la no mercado.

[YouTube]

Sair da versão mobile