A versão 4.2 do iOS tornou gratuito o recurso de localização e segurança Find My iPhone. Por padrão ele só funciona com o iPhone 4, iPod Touch de quarta geração e iPads. 

O que é o Find My iPhone?

Primeiro, vamos relembrar: o Find My iPhone é um aplicativo de rastreamento que roda no background do seu aparelho e rastreia a sua localização. Se você perder o seu aparelho, pode fazer login no MobileMe para ver um mapa com a localização dele, e opcionalmente também pode fazer com que apareça uma mensagem nele ("Você achou o meu telefone perdido? Ligue para XXXX-XXXX, valeu!"), tocar um som nele (útil se você apenas perdeu ele pela casa), travar o aparelho com uma senha de quatro dígitos ou, em último caso, matar o seu aparelho completamente, apagando todos os seus dados dentro dele. 

Este serviço agora é gratuito em qualquer um dos aparelhos iOS de última geração. Mas se você tem algum modelo mais antigo, não se preocupe, porque tem jeito. Tudo o que você precisa é ter acesso a um aparelho desses novos, mesmo que não seja seu. A Apple mesmo disse (nota de rodapé 3): 

Você pode criar uma conta Find My iPhone em qualquer iPhone 4, iPad ou iPod Touch de quarta geração rodando iOS 4.2. Depois de criar uma conta em um destes aparelhos, use a sua Apple ID e senha para habilitar o Find My iPhone em seus outros aparelhos rodando o iOS 4.2. 

O blog TiPb confirma. Então, se você quiser fazer o Find My iPhone funcionar no seu aparelho pré-2010, é assim que se faz:

Baixe o Find My iPhone em um aparelho de 2010 e registre-se

1. Entre na App Store e baixe o app Find My iPhone.

2. Enquanto ele estiver baixando, aproveite e entre nos Ajustes > Correio, Contatos e Calendários > e adicione uma conta MobileMe. faça login nela com a sua Apple ID e senha e, quando estiver conectado, ligue o Find My iPhone. 

3. Agora abra o app Find My iPhone, faça login de novo e deve estar tudo certo.

Repita estes passos em um aparelho mais antigo

Depois de ativar o Find My iPhone em um aparelho novo, apenas repita os mesmos passos em um aparelho pré-2010 e tudo deve funcionar. Eu testei o processo ligando o Find My iPhone no meu iPad e depois no meu iPhone 3G.

Para confirmar que tudo está funcionando, é só apontar o seu navegador para o Find My iPhone e ver se ambos os aparelhos estão na sua lista. 

Isso continua funcionando mesmo se você matar a conexão com o aparelho novo

Já que muitos de vocês estarão usando o aparelho novo de outra pessoa para ganhar acesso ao Find My iPhone, eu então deletei a minha conta MobileMe do iPad e confirmei que o meu iPhone 3G continuou tendo acesso ao recurso. No entanto, preste atenção: só se pode criar três contas do Mobile Me em cada aparelho, mesmo que alguma delas seja apagada. 

Então, se você está pegando emprestado o aparelho novo de outra pessoa para ativar o Find My iPhone no seu aparelho antigo, você pode deletar a sua conta MobileMe do aparelho alheio e continuar usando no seu. Isso significa que você sempre pode entrar no MobileMe e no painel do Find My iPhone e fazer o que quiser com ele, de graça. Bem útil.