Seu smartphone tem GPS e sabe onde você está, fornecendo serviços de localização como mapas, tempo e vários outros. E se seu computador com Windows 7 pudesse fazer o mesmo? Isso é possível, e seu PC nem precisa ter um chip GPS: basta instalar o Geosense.

O Geosense é um programa gratuito que utiliza a nova plataforma Sensores e Localização do Windows 7 para saber onde você está, usando localização por IP e triangulação por rede de celular ou Wi-Fi.

O programa está disponível em versões 32-bit e 64-bit e pode ser baixado aqui. Depois de instalado, você precisa ativá-lo: digite "sensor" no menu iniciar, selecione "Sensor de localização e outros sensores" e habilite o Geosense, se ele ainda não estiver ativo.

Agora, programas que utilizam localização — como o Google Maps ou o gadget Tempo do Windows — podem utilizar esta informação como em um smartphone com GPS. No gadget Tempo, clique com o botão direito e depois em Opções, e ative a opção "Encontrar local automaticamente". O Google Maps deve exibir sua localização automaticamente, ao ser aberto.

Claro, o Geosense não é livre de falhas e às vezes pode não funcionar, mas vale a pena testá-lo. O Geosense é um download gratuito apenas para Windows 7 (exceto Starter). [Geosense via Lifehacker]