_Windows

Ferramenta da Microsoft permite instalar o Windows 10 agora mesmo

O Windows 10 foi lançado hoje! Talvez seja melhor esperar um pouco antes de atualizar, mas e se você quiser usar logo o novo sistema?

O Windows 10 foi lançado hoje! Talvez seja melhor esperar um pouco antes de atualizar, mas e se você quiser usar o novo sistema agora mesmo? Bem, a Microsoft permite fazer isso: basta seguir alguns passos.

>>> Quais recursos seu PC vai ganhar (e perder) ao atualizar para o Windows 10

Antes de tudo, recomendamos fazer um backup dos seus arquivos, para se prevenir caso algo dê errado. Você pode usar o programa Backup no Windows 7; o Histórico de Arquivos no Windows 8; ou o ótimo (e gratuito) Crashplan. Se você não tem um disco rígido externo, pelo menos salve seus documentos mais importantes em um pendrive ou na nuvem, usando o Dropbox, OneDrive ou semelhantes.

Então, visite o link “Baixar o Windows 10. Lá, você encontrará duas versões da ferramenta de criação de mídia: 32 bits ou 64 bits.

Qual escolher? Para descobrir, abra o menu Iniciar, digite “sistema” e clique em Sistema. Na janela que aparece, o campo “Tipo de sistema” dirá qual tipo você tem no PC. Então baixe a mesma versão no site da Microsoft.

Rode o arquivo baixado, que seleciona por padrão a opção “Atualizar este computador agora”, e clique em Avançar. Ela deve baixar o Windows 10 imediatamente; são cerca de 3 GB a 5 GB.

A ferramenta vai verificar o download, criar a mídia do Windows 10, e se preparar para a instalação. Aceite a licença do Windows 10, e espere até que a ferramenta baixe atualizações importantes.

Depois, aparecerá uma tela dizendo o que será mantido durante a instalação: normalmente, são os seus arquivos e configurações.

É possível mudar isso clicando em “Escolher o que manter”. São três opções: seus aplicativos, arquivos e configurações; só os arquivos; ou nada – isto é, uma instalação limpa.

Clique em “Instalar”, e a instalação vai começar. Ela deve demorar até uma hora, então é preciso aguardar um pouco.

Vale notar que, ao atualizar seu PC pela primeira vez, ele ganha uma licença do Windows 10. Se você reinstalar o sistema do zero, ele vai reconhecer seu computador e nem deve pedir uma chave de produto.

Por enquanto, a Microsoft não oferece arquivos ISO para fazer uma atualização limpa a partir do Windows 7 ou 8. Como explicam Lifehacker e gHacks, você precisa atualizar seu PC para que sua licença seja convertida para o Windows 10. Depois disso, a Microsoft vai reconhecer seu PC como legítimo e permitirá instalar o sistema do zero.

Você poderá obter o Windows 10 gratuitamente se atualizar até 29 de julho de 2016. Mas, se você instalar o sistema antes dessa data, ele continuará sendo seu – e continuará gratuito.

Sair da versão mobile