
Como manter uma horta na varanda do apartamento; veja as dicas
Em meio ao concreto, é comum se distanciar da natureza. Mas cada vez mais pessoas estão buscando uma solução para se conectar com a terra, mesmo em um apartamento: as hortas urbanas em varandas transformam os pequenos metros quadrados em espaços de lazer.
Os especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que o segredo está na adaptação. É importante levar em consideração também a combinação de três variáveis: o potencial genético, o manejo cultural e fatores ambientais.
O potencial genético da planta determina suas características genéticas, que definem sua capacidade de se desenvolver no meio ambiente. O manejo cultural está relacionado aos tratos realizados nas plantas, direta ou indiretamente, como manejo do solo, irrigação e adubação (nutrição das plantas). Os fatores ambientais referem-se à luz, temperatura e umidade, dentre outros.
“Considerando o crescente interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção para quem possui locais ociosos e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio”, afirmou Celso Luiz Moretti, da Embrapa Hortaliças no livro “Horta em pequenos espaços”. Veja o passo a passo:
- Escolha o local: Varandas sul ou leste são ideais. Use prateleiras ou estruturas verticais para otimizar espaço.
- Drenagem: Camada de argila expandida ou pedriscos no fundo dos vasos evita apodrecimento das raízes.
- Substrato: Misture terra vegetal, húmus de minhoca e fibra de coco (70%-20%-10%).
O que devo ter na minha horta de apartamento?
- Ervas: Manjericão, salsinha, cebolinha e hortelã (em um vaso isolado, pois invade espaços e pode tomar conta da sua horta).
- Temperos: Pimenta-de-cheiro, alecrim e orégano.
- Folhas: Alface baby, rúcula e espinafre, colhidas em 30 dias.
As doenças mais comuns que atingem as hortaliças são provocadas principalmente por fungos, bactérias, vírus e nematóides. Dessa forma, A Embrapa afirma que um manejo adequado, como adubações equilibradas, pode prevenir essas doenças.
Além disso, é preciso fazer a eliminação de restos de culturas contaminadas (plantas doentes), controle de irrigações, uso de cultivares resistentes e sementes certificadas, rotação de culturas e plantio em épocas favoráveis a cada espécie de hortaliça.
Para tratar as plantas doentes, a Embrapa recomenda o uso de defensivos naturais como a calda bordalesa, a calda sulfocálcica e ainda com a aplicação de leite cru.
6 dicas para uma horta de sucesso
- Vasos respiráveis: Prefira cerâmica ou fibra de coco a plásticos.
- Poda regular: Colha folhas externas para estimular crescimento.
- Rotação de culturas: Após colher, replante espécies diferentes no mesmo vaso.
- Sombra: Use toldos em varandas com sol intenso.
- Água da chuva: Armazene para regas (assim, reduz cloro e pH).
- Paciência: Ervas levam 60 dias para a primeira colheita.