_Dicas

Como melhorar o Wi-Fi quando muitas pessoas estão conectadas

Existe uma grande chance de você e sua família estarem exigindo mais da internet de casa e ela estar mais lenta. Reunimos algumas dicas para lidar com isso.

Imagem: Gizmodo

Existe uma grande chance de você e sua família estarem exigindo mais da internet de casa. Com escolhas e escritórios fechados aos redor do mundo devido às recomendações de distanciamento social, o tráfego aumentou bastante – e pode ser que você esteja competindo por banda na sua própria casa. Se você quer maximizar a velocidade, temos algumas dicas.

O básico

Em primeiro lugar, as dicas gerais de otimização de internet valem para qualquer situação, independente de quantos dispositivos estejam conectados – já falamos sobre isso antes. Para resumir, coloque seu roteador em um lugar mais centralizado, considerando a distância em que os dispositivos estarão sendo usados. Considere também conectar via cabo os aparelhos fixos (como videogame e Smart TV), caso isso seja possível.

Se é difícil que o Wi-Fi da sua casa chegue em todos os lugares, talvez seja importante comprar pontos de acesso ou kits powerline que usam a rede elétrica para levar o sinal para mais cômodos.

Powerlines aumentam o alcance do Wi-Fi. Imagem: TP-Link

Paredes, janelas, aquários e qualquer coisa que tenha radiação eletromagnética (como telefone sem fio ou um microondas) também podem interferir com os sinais do Wi-Fi, por isso vale a pena analisar onde você vai posicionar o seu roteador em relação a todos esses objetos e obstáculos.

Essas dicas não são específicas para esses momentos em que muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo, mas devem ajudar a aliviar a carga geral.

Se você não estiver conseguindo uma conexão decente com a internet em primeiro lugar, então qualquer tentativa de otimizar o que você tem será menos eficaz.

Seu roteador

O seu roteador pode oferecer certas configurações para ajudá-lo a gerenciar a alta demanda de muitos dispositivos diferentes, especialmente se for um modelo mais caro. Se a conectividade realmente se tornar um problema, talvez seja interessante comprar um novo roteador (ou um novo plano de internet banda larga também, se você puder).

Uma característica importante para procurar no roteador é o Quality of Service ou QoS (pode ser que o nome dessa função seja diferente, dependendo da fabricante do seu aparelho).

Se o seu roteador oferece isso, você conseguirá priorizar certos dispositivos e certos tipos de tráfego. Você pode decidir que o laptop onde você ocasionalmente navega na internet tenha menos prioridade do que o console que você usa para jogar e assistir filmes, por exemplo.

Um bom roteador pode trazer uma série de benefícios. Imagem: Netgear

Roteadores mais sofisticados são projetados para gerenciar mais conexões de dispositivos, por meio de antenas adicionais, suporte a mais bandas e frequências e gerenciamento de rede mais inteligente (tecnologias como Seleção da Frequência Dinâmica, MU-MIMO, beamforming, entre outras). Esses recursos extras são normalmente encontrados em roteadores específicos para gamers e roteadores de rede mesh.

Cada vez mais roteadores adotam o padrão Wi-Fi 6, que melhora uma série de áreas da conexão, além de aumentar a velocidade máxima suportada. Como o 5G, os roteadores Wi-Fi 6 devem ser mais capazes de lidar com conexões de um grande número de dispositivos, maximizando a estabilidade e a eficiência.

Gerenciando a demanda

Para além das configurações do seu roteador, talvez você precise ser criativo em relação ao gerenciamento de demanda. Pense em todos os dispositivos que você tem em casa e quais podem sobreviver a uma desconexão temporária, por exemplo. Ou como você pode reduzir a largura de banda usada pelos aplicativos com os quais você usa todos os dias.

Os principais sites de streaming já estão reduzindo os níveis de qualidade padrão dos vídeos, e a qualidade de streaming é uma opção que você encontrará em praticamente todos os apps de vídeo e música por aí – pode ser interessante abrir mão de uma resolução maior para garantir que todos permaneçam conectados.

Talvez você não precise ver tudo em 4K, só por um tempinho. Captura de tela: Gizmodo

Se você está fazendo uma videoconferência, realmente precisa que a câmera esteja ligada? Não daria para ficar só nó áudio? Isso ajudaria a reduzir o tráfego, por exemplo.

Se outra pessoa em casa estiver assistindo filmes pela rede sem fio, talvez você possa fazer suas chamadas de vídeo ou áudio na sua rede celular (dependendo do seu plano de dados e e da qualidade do sinal).

Lembre que tablets, smartphones, laptops e consoles sempre tentam baixar atualizações – se você estiver planejando uma noite de filmes ou uma sessão de jogos online, faz sentido manter os dispositivos não essenciais desligados e deixar as atualizações automáticas para a madrugada, quando você não estiver fazendo mais nada.

Horários específicos

Em termos de gerenciamento de demanda, talvez a atitude mais eficaz seja manter diferentes horários para diferentes atividades – o que, convenhamos, pode ser bastante difícil.

Em outras palavras, usar o início da noite para as sessões de jogos das crianças e o final da noite para a transmissão dos filmes dos pais (por exemplo).

Algumas destas mudanças de horários podem ser feitas usando os recursos dos aplicativos que você tem: pense em baixar os filmes e séries para que os possa ver ‘offline’. Se você fizer isso de madrugada, quando seu roteador não estiver sob tanta pressão, a velocidade da sua internet não vai importar no momento de assistir o conteúdo.

Baixe vídeos com antecedência, se você puder. Captura de tela: Gizmodo

Muitos roteadores mais novos e mais avançados (incluindo roteadores mesh) permitem que você defina certos horários para a rede Wi-Fi ligar ou desligar, mesmo para dispositivos específicos – isso foi pensando principalmente para ajudar as pessoas a manter o acesso das crianças à internet sob controle. Porém, pode ser uma boa ideia desligar a rede para alguns dispositivos, quando você não os estiver usando.

Lembre-se que você pode estar dividindo a banda com os seus vizinhos, que provavelmente também estão em casa. Costumamos ter hábitos similares e é comum assistir filmes num horário parecido, por exemplo. Então, as dicas como baixar os conteúdos antecipadamente pode ajudar.

Ao clicar nos links acima e fazer qualquer compra na Amazon, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

Sair da versão mobile