Você já pode monitorar batimentos cardíacos com um iPhone de vez em quando, mas e se você pudesse acompanhá-los constantemente apenas com um sensor e um celular? Uma empresa holandesa de pesquisa criou um sistema que envia "atualizações de status" de sensores de eletrocardiograma para smartphones com Android.

Um só dongle que se encaixa em uma entrada de cartão microSD (obviamente não compatível com iPhones) recebe informação de sensores presos em um colar pela frequência nRF24L01+, alertando a pessoa do status dos seus órgãos através do celular com Android. Por sua vez, as informações podem ser enviadas ao médico do paciente, então não há risco de o usuário simplesmente ignorar o alarme e continuar a jogar Angry Birds.

O sistema Human++ BAN (sigla para rede de área corporal), feito pela IMEC, não precisa necessariamente ser colocado em pessoas com problemas médicos conhecidos – atletas obviamente estariam interessados em monitorar sua saúde para melhorar as rotinas de treino. Só espero que essas "atualizações de status" sejam mais legíveis que certos tweets ou atualizações no Facebook. [New Scientist]