Ciência

Como o eclipse solar afeta o comportamento dos animais

Escuridão causada pelo eclipse altera o ritmo natural dos animais e faz os bichos se comportarem de maneira curiosa
Imagem: Mark Tegethoff/Unsplash/Reprodução

Que os humanos admiram os eclipses solares e aguardam por esse fenômeno, não é novidade. Mas algo que muitas pessoas não consideram é o efeito que esse fenômeno astronômico causa nos animais.

Durante a fase de totalidade — quando a Lua encobre todo o disco solar –, alguns animais, por exemplo, podem ficar confusos e começar a se comportar como se fosse o entardecer ou a noite, apesar do eclipse ocorrer durante o dia.

Cientistas observaram formigas e abelhas comportando-se como se fosse noite durante um eclipse solar total, embora ainda haja luz suficiente no ambiente. Isso ocorre porque a escuridão causada pelo eclipse altera o ritmo natural dos animais.

Um estudo realizado durante o eclipse de 1984 observou chimpanzés do Centro Regional de Pesquisa de Primatas de Yerkes escalando seu recinto — o mais alto que puderam — e se viraram para encarar o céu.

Chimpanzés insetos

Animais se comportaram de maneira estranha no eclipse. Imagem: Tobias Deschner/Ozouga chimpanzee project/Reprodução

Os flamingos também se comportavam fora do normal, amontoando-se numa ilha no centro do seu recinto e permanecendo imóveis. À medida que a totalidade diminuía, o rebanho se dispersou.

Os eclipses lunares, que ocorrem quando a Lua é ocultada pela Terra, também têm efeitos sobre o comportamento animal, especialmente em espécies noturnas. Uma pesquisa descobriu que os macacos coruja de Azara – uma espécie tipicamente noturna – pararam de procurar alimento durante um eclipse lunar.

Eclipse solar acontece nesta segunda-feira

Na próxima segunda-feira (8), acontecerá um eclipse solar total. Porém, apenas observadores da América do Norte e em partes da Europa poderão vê-lo.

Apelidado de “Grande Eclipse da América do Norte”, este fenômeno será o primeiro eclipse solar total visível no Canadá desde 26 de fevereiro de 1979, o primeiro no México desde 11 de julho de 1991 e o primeiro nos Estados Unidos desde 21 de agosto de 2017.

A boa notícia é que, apesar de perdermos o eclipse de abril, p próximo eclipse solar no Brasil é do tipo anular e será em 2 de outubro de 2024. Porém, em boa parte do país, ele será visto pelos brasileiros como parcial.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas