As cartas da Nukotoys, no vídeo abaixo, têm o mesmo visual e flexibilidade de cartas comuns, mas podem ser reconhecidas por touchscreens quando pressionadas contra a tela. Como?

O segredo é uma técnica de impressão chamada Touchcode, que usa tinta capacitiva especial, aparentemente compatível mesmo com impressoras comuns.

A tinta é impressa em um padrão específico num dos lados do cartão, e é reconhecida pela tela como múltiplos toques simultâneos. Através da sequência de toques, o app reconhece o que está na carta.

A técnica é bastante esperta. A Nukotoys usa isto em algumas de suas cartas colecionáveis que interagem com jogos no iPad, mas há outros usos em potencial bem interessantes para ele.

A sequência de toques pode ser organizada para transmitir dados como uma URL, por exemplo. Ou imagine que alguém lhe dá um cartão de visita, e você apenas o passa na tela do seu smartphone para guardar o contato. Ou um recibo que você passa na tela do tablet para iniciar o pagamento. É como o NFC, mas sem qualquer chip adicional – só tinta e touchscreen.

A técnica poderia ser usada inclusive em dinheiro de verdade, permitindo conferir a autenticidade de cédulas altas pressionando-as contra uma tela. Então espero que ela seja adotada em outros usos, não apenas em jogos. [Nukotoys e Touchcode]

Vídeo: