Como o streaming salvou o futebol de botão na pandemia

Sem possibilidade de realizar eventos presenciais, organizadores de competições de futebol de botão apostaram no streaming para atingir os fãs do esporte
futebol de botão/wikipedia
Imagem: Wikipédia

Eventos e competições esportivas sofreram um duro golpe com a pandemia de Covid-19. Entidades organizadoras, atletas e esportistas precisaram se adaptar às condições impostas pelo novo cenário. Só que o futebol de botão conseguiu se manter de pé graças a uma tendência digital dos últimos anos: os serviços de streaming.

Em razão dos obstáculos impostos pela pandemia, o Campeonato Carioca de Futebol de Botão de 2020 foi transmitido online, para manter a atividade e o engajamento dos entusiastas do esporte durante o período de medidas restritivas mais rígidas, como mostra esta matéria da Wired. E para transmitir as partidas, os organizadores da competição fizeram uma parceria com o aplicativo Soccer Stars.

Transmitir as partidas por serviço de streaming foi a alternativa encontrada para manter as competições e o esporte relevantes e continuar atingindo os fãs, que ficaram impossibilitados de acompanhar presencialmente os eventos. O streaming também permitiu que os jogadores profissionais se mantivessem na ativa e disputando competições oficiais.

“Inicialmente, era apenas para atletas federados do Rio de Janeiro, mas, depois, expandimos para pessoas que estavam de alguma forma ligadas ao futebol de botão. Usamos o Facebook para transmitir alguns jogos às quartas e domingos”, afirmou à Wired José Carlos Cavalheiro, diretor de comunicação da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Entramos no terceiro ano de pandemia e ainda há uma incerteza sobre o futuro dos eventos presenciais que ainda estão com algumas restrições. Humberto Scavinsky, diretor da Federação Paulista de Futebol de Mesa, afirmou em entrevista à Wired que não há previsão de quando haverá uma competição presencial novamente. A última foi realizada em maio de 2020.

A matéria da Wired é bem completa, e, escrita pelo brasileiro Raphael Tsavkko Garcia, explica um pouco do contexto do esporte para o leitor não-brasileiro. Vale a leitura.

https://www.wired.com/story/button-soccer-brazil-coronvirus-pandemic/

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas