A iminência da nova interface mais ousada do Windows 8 deixou preocupados muitos usuários experientes: nós vimos como o sistema lida com vários monitores no Consumer Preview, e não era muito bom. Isto muda no Release Preview: pelo que o vídeo mostra, em mais de uma tela o Windows 8 funciona até melhor que o Windows 7.

A área de trabalho agora pode ser melhor personalizada: colocar uma imagem em cada monitor, escolher imagens para monitor na vertical, ou esticar a mesma imagem entre dois ou mais monitores. A barra de tarefas também ficou mais esperta: se um programa está aberto no segundo monitor, você decide se o ícone dele aparece apenas no segundo monitor, ou nos dois.



E como funcionam os apps Metro em mais de um monitor? Você poderá usar um app Metro em um monitor, e o desktop clássico em outro. Ou o Metro no terceiro monitor e o desktop espalhado pelos outros dois monitores. Só não dá para esticar um app Metro entre vários monitores, ao que parece. Os cantos ativos que abrem a barra de Charms (à direita) ou a barra multitarefa (à esquerda) também funcionam melhor que no Consumer Preview.

No geral, parece que você poderá ajustar sua experiência da forma que você quiser. E como dissemos ao dar uma segunda chance ao Windows 8, você pode evitar quase que totalmente a interface Metro e ficar no tradicional desktop. Não há muito que você realmente precise usar, fora a nova Tela Iniciar e talvez o charm Settings – que podem ficar relegados a um monitor lá no canto. [Windows 8 Blog]