_Tecnologia

Como organizar aquele monte de abas abertas no seu computador

Dicas fáceis e importantes para usuários de Windows, Mac e Linux organizarem sua própria bagunça e acabarem com a "festa das janelas" no desktop

Quem usa o computador para trabalhar sabe o desafio que é manter a área de trabalho organizada. Dependendo da tarefa, vários softwares precisam estar abertos ao mesmo tempo. Ficar perdido entre tantas janelas é inevitável –isso quando o próprio sistema não engasga devido à quantidade de abas abertas.

Diversos aplicativos e extensões se propõem a fazer o trabalho de “agregar” abas ou salvar links para que você leia tudo com calma depois –e possa diminuir o caos em sua área de trabalho, ainda que momentaneamente.

Mas há recursos dos próprios sistemas operacionais que podem ajudar você a manter todas essas janelas organizadas.

Listamos algumas dicas que permitem usuários de Windows, Mac e Linux organizar sua própria bagunça (naqueles momentos em que sair fechando tudo não é uma opção).

Windows

Quem já usa o Windows 11 tem o caminho facilitado: basta passar o cursor do mouse sobre o botão “maximizar” — o quadrado no canto superior direito de uma janela aberta. Com ele, é possível dividir a tela em várias partes, e preencher cada uma delas com as janelas que deseja ver.

Em versões anteriores, também é possível dividir a tela em duas. É só arrastar a barra de título (o topo da janela, onde está a descrição do app) de uma janela para uma das bordas, deixando a outra metade limpa — que pode, então, ser ocupada por outro programa. Dá pra fazer isso pelo teclado, também, ao pressionar a tecla Windows + seta para esquerda ou Windows + seta para a direita.

Quem não se contenta com uma divisão ao meio pode também dividir a tela em quatro, arrastando a janela para um canto ou pressionando a tecla Windows mais a seta para cima ou para baixo.

O Windows ainda permite organizar as janelas em cascata, empilhadas ou lado a lado, apenas clicando com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas. Vale tudo para esconder a bagunça.

macOS

O sistema operacional da Apple conta com botões para gerenciar janelas no canto superior esquerdo. Ao passar o cursor sobre o botão verde (tela inteira), dá para escolher entre organizar as janelas “lado a lado” à esquerda ou à direita.

Pressionando o botão Option, do teclado, e clicando no botão verde, é possível maximizar uma janela, sem que ela cubra a tela inteira — o que pode ser útil caso você queira seguir vendo o menu.

Para alinhar janelas uma ao lado da outra basta clicar nas barras de títulos e arrastá-las para próximo. Isso permite criar layouts personalizados.

O sistema também permite combinar telas ao explorar as opções do menu “Janela”. Ao manter pressionado o botão Option e abrir o menu, por exemplo, o usuário pode organizar as janelas em camadas, umas sobre as outras.

Linux

No Linux, é possível maximizar uma janela no lado esquerdo ou direito da tela, posicionando programas lado a lado.

Assim como no Windows, basta segurar a barra de título e arrastá-la para um dos lados da tela. Pelo teclado, você deve manter pressionada a tecla “Super” (“Windows”) e usar a seta da esquerda ou da direita. Para expandir novamente o programa para a tela cheia, basta arrastá-la para longe do lado da tela.

O Ubuntu também conta com um meio fácil de alternar entre as janelas abertas. Ao manter pressionado as teclas Super + Tab, é possível escolher o programa por meio de um alternador de janelas.

 

Sair da versão mobile