Encontrou no Google+ a sua casa virtual? Pronto para abandonar de vez o Facebook? Se esse é o seu caso, ou se você apenas quer mais opções de compartilhamento das suas fotos com os seus círculos cuidadosamente selecionados, achamos a ferramenta para te ajudar com isso.

Apesar do Google+ e o Facebook serem concorrentes diretíssimos, e um secretamente desejar tudo de ruim para o outro, o Google+ tem uma opção que permite importar todos os seus dados e fazer com eles o que quiser. O Facebook, no entanto, é menos aberto com as informações dos seus usuários, o que faz com que você precise usar gambiarras como o Move2Picasa.com para reaver as suas fotos e colocá-las em outro lugar.

O procedimento é bem simples. Você apenas entra e faz login com a sua conta do Facebook. Feito isso, as suas fotos começarão a viajar pela série de tubos que é a internet, em direção ao Picasa – que logo vai se tornar Google Photos, sem dúvida integrado bem de pertinho com o Google+. Só que o serviço não é perfeito: vão-se as fotos, ficam as legendas engraçadinhas, comentários.

“Mas, tio, e se eu quiser migrar do Orkut?”, pergunta você. Procurei por alguma ferramenta parecida, mas não achei e acho mesmo meio improvável que exista. Sendo dois serviços do Google, o mais provável é que eventualmente o próprio Google faça essa ponte. Mas se você quiser aproveitar a mudança com o Move2Picasa, pode se antecipar usando o Migrakut para passar as suas fotos do Orkut para o Facebook. E tio não, que eu não tenho irmão desse tamanho, beleza?