Espere um pouco antes de clicar naquele link “Esqueceu a senha?” – é possível que seu navegador tenha seu password armazenado nas profundidades da sua memória. Cheque o cache de detalhes de logins do seu browser se não lembrar das suas credenciais, ou se você vai fazer login em um dispositivo novo.

Se você ativou a função de gerenciamento de senhas no Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Safari, então seus detalhes devem aparecer automaticamente quando você visitar novamente um site. Existem motivos para isso não acontecer, no entanto: se você trocou de navegador, limpou os cookies, entrou a partir de uma página diferente ou ficou uns anos sem entrar, então pode ser que sua senha não apareça da forma como você quer.

Uma mudança nos códigos do site pode confundir seu navegador também, impedindo que ele ofereça a combinação correta de nome de usuário e senha quando você precisa. Para todos esses casos, além daquelas vezes que você precisa fazer login em um aparelho diferente mas esqueceu sua senha, é possível conferir a memória do seu navegador antes de partir para o processo chato de resetar a senha. Veja como fazer isso – considerando, claro, que o recurso de gerenciamento de senhas do seu browser esteja ativado.

Chrome

No Google Chrome, abra as Configurações a partir do menu principal e clique em Mostrar Configurações Avançadas. Clique em Gerenciar Senhas para encontrar uma lista. Se forem muitos os passwords armazenados, use a caixa de busca para encontrar o que deseja. Clique em uma das opções e selecione Mostrar para ver a senha – o Chrome pedirá sua senha do Windows ou Mac para provar que é você mesmo quem está atrás da senha antes de mostrá-la.

Firefox

Se o Firefox é seu navegador preferido, escolha Opções e então Opções a partir do menu. Mude para Segurança e clique no botão Senhas Salvas para abrir o banco de dados. Você pode fazer buscas por senhas específicas, se precisar. Clique em Mostrar Senhas para encontrar suas informações de login. Qualquer pessoa pode sentar na frente do seu computador e fazer o mesmo processo, e é por isso que é uma boa ideia proteger sua conta do sistema operacional com uma senha.

Internet Explorer

Caso você seja adepto do navegador da Microsoft, basta entrar no Painel de Controle e então procurar por Gerenciador de Credenciais – clique em Gerenciar Credenciais de Web quando os resultados aparecerem na tela. Expanda as informações do site que você está procurando e clique em Mostrar próximo à senha escondida. Sua senha de usuário do Windows será solicitada como um nível extra de segurança, e se você provar sua identidade, encontrará a senha perdida.

Safari

Por fim, o navegador da Apple. Do menu do Safari, escolha Preferências e selecione a aba Senhas. Você pode ver todas as credenciais salvas na lista ou usar a barra de busca para encontrar algo específico. Selecione a caixa marcada com Mostrar senhas de websites selecionados, digite sua senha de usuário do Mac OS, e os detalhes do site selecionado aparecerão na tela.