Não seria ótimo poder rodar a maioria dos 100.000 apps para Android em outros smartphones? Pense em uma plataforma com menos apps – como o Symbian – recebendo milhares de apps em uma só tacada. Essa é a ideia da Myriad: fazer apps para Android rodarem sem modificações em aparelhos com outro sistema, “simplesmente reempacotando arquivos APK do Android”. Este vídeo explica como isso funciona:

O Alien Dalvik, programa que permite essa virtualização de apps para Android, permite rodar apps como o Twitter, Google Maps e até jogos sem perda aparente de velocidade. Por enquanto, o Alien Dalvik só funciona no Maemo/MeeGo, mas ele deve ser expandido para outras plataformas. (É bom mesmo, porque a Nokia aparentemente acabou de abandonar o MeeGo.)

Ainda não é possível rodar apps para Android no Symbian, ou em nenhuma outra plataforma que não o MeeGo. Mas se a Nokia decidir ficar com o Symbian, sem adotar Android ou Windows Phone 7, esta seria uma boa forma de agradar gregos e troianos: conseguir o aspecto de sucesso do Android (os apps) e manter o sistema no qual a Nokia investiu bilhões nos últimos anos para melhorá-lo e mantê-lo vivo.

O Alien Dalvik será demonstrado pela Myriad na feira MWC (Mobile World Congress), na semana que vem. [Myriad via ReadWriteWeb via Tecnoblog]