_Tecnologia

Como se livrar de notificações irritantes no celular

Veja como limitar as distrações do seu celular para focar no que importa - ainda que seja não fazer nada

A todo momento somos incomodados por uma enxurrada de alertas invasivos no celular. Por mais que algumas notificações até sejam importantes, a verdade é que a maioria não passa de apenas “barulho” — capaz de atrapalhar os estudos, a produtividade no trabalho e até seu (merecido) descanso.

A boa notícia é que a maioria dos telefones modernos — tanto no Android como no iOS — contam com ferramentas que podem ajudar a gerenciar essas distrações eletrônicas. Veja algumas delas.

Ative o modo “Não perturbe”

Se você precisa executar uma tarefa importante, estudar para uma prova ou simplesmente se “desconectar” por um tempo, experimente ativar os modos “Noturno” ou “Não perturbe” do celular.

Tanto o iOS quanto o Android possuem o recurso, que funciona como uma maneira rápida e prática de silenciar todas as notificações do aparelho.

Porém, se você tem medo do cônjuge, da mãe ou do chefe tentarem entrar em contato com você, é possível configurar o “Não perturbe” para permitir a passagem de chamadas e mensagens daquelas pessoas mais importantes.

A função é facilmente acessível em “Ajustes” — no iOS — e “Configurações” do Android.

Desative as notificações dos apps

O Android e iOS também permite desativar as notificações de cada aplicativo do celular. Para isso, basta procurar por “Notificações” nas configurações do aparelho para ter acesso a uma lista com todos os apps instalados.

A recomendação é deixar ativado apenas aqueles aplicativos que mandam notificações realmente importantes — como o relógio (para alarmes), app bancários (para confirmação de movimentações financeiras) ou telefone (caso você queira ser notificado de alguma chamada).

Silencie o WhatsApp

Para muitos, o WhatsApp é de longe o campeão de notificações. Com receio de perder algo importante, é comum deixar o celular apitando o dia todo, a cada nova mensagem.

Ao acessar as configurações do app e selecionador “Notificações”, o usuário pode escolher silenciar sons, alertas na tela ou prévias de mensagens para todos os contatos. E para aqueles contatos importantes, é possível entrar no perfil de cada um e habilitar e configurar o esquema de notificação.

No caso de grupos, também é possível silenciar as mensagens para diferentes durações, como 8 horas, 1 semana ou para sempre, com a opção de desativar a exibição de notificações.

Pronto. Com as principais distrações fora do caminho, agora é só focar no que importa — ainda que seja não fazer nada.

Sair da versão mobile