_Saúde

Como será a vida social pós-coronavírus?

Conversamos com especialistas para saber como eles esperam que será a vida social após a pandemia de COVID-19.

Duas mulheres sentadas no banco em um parque praticando distanciamento social. Ilustração por Benjamin Currie/Gizmodo

Ilustração por Benjamin Currie/Gizmodo

Quantas frases, desde março, começaram com as palavras “quando tudo isso acabar”? Bilhões, provavelmente, mas menos ultimamente, pois cada um de nós reconhece o fato de que isso talvez nunca acabe. Psicologicamente, economicamente — estamos devastados. Uma vacina certamente ajudará, mas só pode arrumar as coisas até certo ponto.

Já consigo ver os artigos — relatos mórbidos de pessoas que, apesar da ampla disponibilidade de uma vacina, ainda não se sentem seguras o bastante para sair de casa ou socializar como antes. Os efeitos colaterais da pandemia quase certamente tornarão a vida pública intolerável para uma parcela da população.

Para o Giz Pergunta desta semana, falamos com vários especialistas para saber como eles imaginam que será essa nova realidade social.

Rebecca Adams

Professora de Sociologia, UNC Greensboro

A melhor maneira de pensar sobre como a pandemia acabará afetando os relacionamentos é examinar como ela já nos afeta.

Sou gerontologista — estudo adultos mais velhos, especificamente suas amizades e laços comunitários. Eu também estou no limite da idade de aposentadoria, então tenho pensado nessa pandemia como uma espécie de pequeno ensaio geral para minha própria velhice.

Há, nem é preciso dizer, muitas coisas ruins sobre essa pandemia, mas uma vantagem é que ela levou pessoas da minha idade (e mais velhas do que eu) a se envolverem mais usando novas tecnologias de comunicação. Por exemplo, graças ao desenvolvimento do software Zoom, estou passando um tempo online com amigos com quem não falo há trinta ou quarenta anos. Meu encontro de turma do ensino médio foi pelo Zoom. Ninguém teria previsto isso antes da pandemia chegar.

Quando comecei a pesquisar amizades, muito tempo atrás, no final dos anos 1970, as pessoas achavam que não era importante — que apenas a família importava. Mas agora sabemos que a amizade é um componente chave para uma vida saudável, especialmente com a idade. A ideia de o Zoom ou outras tecnologias se tornarem mais comumente usadas e melhor desenvolvidas antes que eu tenha meus próprios problemas de mobilidade, ou antes que meu mundo social comece a encolher permanentemente (e não apenas por causa de COVID-19), é reconfortante. Depois de passar por essa pandemia, muitos outros adultos mais velhos terão que manter contato à distância. E isso será uma coisa boa para eles (ou devo dizer “para nós?”).

“Depois de viverem esta pandemia, muitos mais idosos serão preparados para manter contato à distância.”

Adil Najam

Reitor Inaugural da Escola de Estudos Globais Frederick S. Pardee e Professor de Relações Internacionais e Terra e Meio Ambiente na Universidade de Boston

Não haverá um mundo “depois” do COVID. Um novo mundo já está aqui. Sendo construído por nossos novos hábitos, agora. A ideia de que a ‘tempestade’ passará, nós voltaremos e as coisas voltarão a ser o que eram antes não faz sentido. A ideia de que estamos em um ‘padrão de espera’ e vamos sair disso — não estou convencido de que isso vá acontecer. Mudanças que teriam acontecido em dez anos foram aceleradas — comprar mantimentos sem sair de casa, por exemplo, acabou sendo mais fácil do que pensávamos que seria. Até divertido. Lembre-se de que também há um incentivo econômico para empresas como Zoom e a Instacart tentarem manter esses novos hábitos. Para manter os novos clientes que eles criaram.

Isso não quer dizer que nada voltará a ser o que era. Não ficaremos trancados em casa para sempre. Não podemos. Mas os novos hábitos que estamos desenvolvendo nestes dias de COVID serão os hábitos do futuro; nunca mais haverá um janeiro de 2020, com ou sem vacina. Os hábitos são difíceis de criar e mais difíceis ainda de quebrar. Vamos voltar ao aperto de mão? Ou apenas desenvolveremos novas formas de saudação sem contato? Não aperto a mão de ninguém há seis meses — minha vida piorou por causa disso? Não, na verdade não.

Além disso, agora, podemos pensar que queremos voltar a como as coisas eram, mas você se lembra de março? Você se lembra de janeiro? Não foi tão bom. Não vivíamos em um mundo sem problemas onde todos eram felizes. Longe disso. Temos esta oportunidade, agora, de criar um novo mundo. Não tenho certeza se quero voltar para o antigo. Quero um mundo melhor do que o que temos agora, mas melhor também do que aquele que deixamos para trás em março.

“Eu não aperto a mão de ninguém há seis meses — minha vida piorou por causa disso?”

Robin Dunbar

Professor Emérito de Psicologia Evolutiva da Universidade de Oxford, cuja pesquisa está preocupada em tentar compreender os mecanismos comportamentais, cognitivos e neuroendocrinológicos que sustentam os laços sociais em primatas (em geral) e humanos (em particular).

A vida voltará ao normal em um alguns anos. Com base nas pandemias anteriores, as pessoas serão um pouco cautelosas no início, mas à medida que as evidências de mais casos e mortes diminuem, as pessoas gradualmente voltarão a fazer o que faziam antes.

Todo mundo está falando sobre a nova forma de trabalhar em casa, mas não vai durar. As pessoas se esqueceram que já tentamos isso nos anos 1990/2000 e não durou. Será muito bom trabalhar em casa por um tempo, levantar uma hora depois porque não há necessidade de se deslocar para o trabalho, levar as crianças à escola, jogar golfe depois do almoço, etc., mas para a maioria das pessoas, e especialmente os jovens no primeiro emprego, o trabalho é a sua vida social. Eles vão querer sair para trabalhar.

Além disso, as empresas descobrirão gradualmente que sua força de trabalho não funciona tão eficientemente em casa porque perde de vista os objetivos e o propósito da empresa: as pessoas não terão mais o sentimento de pertencer a uma comunidade e especialmente a uma comunidade que tem um propósito em vida.

Eles irão trabalhar para uma empresa que espera que eles atuem presencialmente ou pedirão para trabalhar presencialmente com mais frequência. E antes que você pergunte: não, a mídia digital não fará diferença. O Zoom terá que ser muito, muito melhor do que é antes de ter a mesma sensação das interações cara a cara — até porque vocês não podem sentar juntos em volta de uma mesa no bar e tomar uma cerveja. Um bierhaus virtual não é um bierhaus… como todo bom bávaro sabe!

“A vida vai voltar ao normal em alguns anos.”

Nicole Vincent

Palestrante Sênior de Inovação Transdisciplinar, University of Technology Sydney

Como será a vida quando a pandemia acabar? Muito simples! A vida vai voltar ao normal e não estou sendo sarcástica. Sim, haverá sofrimento. Levará tempo, sacrifício e dor para nos retirar dos destroços e, mesmo quando isso acabar, ainda encontraremos ocasionalmente artefatos despedaçados da era AC (Antes do Corona). Mas as coisas realmente vão voltar a ser como eram antes do vírus.

O que me surpreende, porém, é por que queremos voltar ao normal? Normal era abusivo, implacável, injusto, tóxico e totalmente vil! Todos nós temos a Síndrome de Estocolmo? Ou talvez os níveis sem precedentes de estresse que todos enfrentamos tenham elevado nossos níveis de cortisol e prejudicado nossa memória? Caso seja isso, por favor, segure minha mão e vamos dar um passeio pela estrada da memória, e então vamos extrapolar para o que o normal vai fazer conosco se voltarmos a esse relacionamento.

Lembra de todas aquelas vezes em que, apesar de pegar um resfriado ou gripe monumental, você ainda precisava encontrar uma maneira de se arrastar para o trabalho? Por décadas, as condições implacáveis ​​do local de trabalho ajudaram os coronavírus a se espalhar e sofrer mutações. Dosados ​​com remédios para resfriado e gripe que disfarçavam os horríveis sintomas e até nos faziam sentir positivamente cheios de energia, partimos para o trabalho, embora estivéssemos na verdade doentes e altamente contagiosos.

Já que esta pandemia é enquadrada como um problema médico, continuamos buscando uma solução médica. No entanto, o que é constantemente esquecido são os inúmeros fatores causais não médicos, como aqueles que nosso amado “normal” contribuiu para permitir que o vírus fizesse o que fez. Olhando para a frente, porém, para evitar a bala de prata da extinção humana, devemos rapidamente ficar conscientes e largar o normal para sempre. É hora de parar de fingir que as vidas que desejamos viver após a pandemia… são inocentes, inócuas, causalmente inertes.

Temos uma questão. Essa é a descrição mais precisa da nossa situação. Uma vez que entendermos isso, e depois de nos purificarmos de nossa fixação doentia no ponto de vista médico, podemos começar a descobrir que uma gama de fatores causais contribui para compor essa situação complexa. Somente quando temos uma noção firme sobre a realidade — o que incluirá fatores causais como todos indo e vindo para o trabalho ao mesmo tempo, o que cria superlotação e ajuda o vírus a se espalhar como um incêndio — é que estaremos em posição de começar a formular uma estratégia contra COVID-19 causalmente eficaz.

Em vez de colocar o incrível fardo de lutar contra esta pandemia direta e quase inteiramente sobre os ombros dos médicos e profissionais de saúde — pessoas incríveis cuja devoção em salvar nossas vidas está fazendo com que percam as suas em um ritmo alarmante — devemos procurar urgentemente uma cura para o nosso vício no “normal”. Em vez de depositar nossas esperanças em uma vacina, um tratamento ou uma cura para que possamos voltar a como era a vida antes da pandemia, que tal seguirmos um caminho que pode evitar a extinção humana, perguntando a nós mesmos sobre como poderia ser a nossa vida, independentemente de encontrarmos uma vacina viável para o vírus?

“Por que [iríamos] querer voltar ao normal? O normal era abusivo, implacável, injusto, tóxico e totalmente vil!”

Srividya Jandhyala

Professora Associada, Departamento de Administração, ESSEC Business School

Aqui estão dois cenários possíveis — mas muito diferentes. No primeiro cenário, os desafios da pandemia começam a diminuir. Governos em todo o mundo conseguem controlar o vírus. As vacinas são promissoras e eficazes. As diretrizes de viagem e distanciamento físico são relaxadas. O enorme estímulo do governo tem um efeito e a recuperação econômica é mais em forma de V ou U (ao invés do temido L). As tensões geopolíticas diminuem bastante e o fluxo transfronteiriço de pessoas, bens, ideias e serviços é retomado ou até mesmo acelerado. Nesse cenário, é provável que a vida se pareça mais com os tempos pré-pandêmicos (ou de forma mais otimista, talvez até melhor).

Como alternativa, a pandemia acelera os desafios à globalização e à ordem econômica liberal. Os governos consideram as restrições semipermanentes. As restrições de viagens e as regras de quarentena podem ser relaxadas, mas não desaparecem — sejam domésticas ou internacionais. A recuperação econômica é lenta. Os conflitos comerciais aumentam e há maiores divisões entre os países. A vida social, em tal cenário, será muito diferente da era pré-pandemia. Viajar vai custar caro — tanto em tempo quanto em dinheiro — poucas pessoas farão isso. Os produtos cultivados localmente crescerão, não por causa de preocupações ambientais, mas porque os alimentos trazidos de fazendas distantes não são mais possíveis. As cadeias de suprimentos serão reformuladas e a escolha e a qualidade do produto podem ser limitadas. As pessoas podem investir no aprofundamento das interações sociais localmente porque não podem contar com voos baratos para levá-las através do país ou do mundo até seus sistemas de apoio.

Em última análise, a vida pós-pandemia não será a mesma para todos. A vida social, por outro lado, refletirá uma combinação de experiências vividas e circunstâncias econômicas e políticas mais amplas. A pandemia pode acabar a alterando de maneiras significativas ou apenas causar uma perturbação.

Sair da versão mobile