Se você pudesse reformular o layout de qualquer site, qual escolheria? Que critérios levaria em conta? Legibilidade, navegação, beleza? Os caras da NEW!, uma nova agência de design, resolveram mostrar as suas habilidades com um projeto desse tipo. A vítima escolhida? Wikipédia.

Muito bem escolhida, diga-se. Nós tomos amamos a Wikipédia, mas reconhecemos que o visual da enciclopédia colaborativa tá meio caído — funciona, mas mesmo com a reforma de alguns anos atrás, continua feinho, esquisito.

A Wikipedia Redefined é o resultado desse projeto sensacional. Do zero, em uma única página recheada de ilustrações do processo criativo, a equipe da NEW! mostra como seria a Wikipédia deles. Até o logo (na imagem acima) foi alterado — incluindo dos projetos derivados da Wikimedia e dela própria.

A página inicial fica mais limpa, com os idiomas representados por cores no topo e links para os demais projetos embaixo. No centro, o logo grandão e uma caixa de busca a la Google:

Home da Wikipedia reimaginada pela NEW!

O trabalho deles não se limitou à porção visível ao grande público da Wikipédia. As áreas de administração e edição de artigos também foram reimaginadas:

Edição de artigos na nova Wikipedia da NEW!

Só nos resta dizer que o resultado ficou bem bonito e, aparentemente, funcional. Jimmy, fique de olho nesses caras! [Agradecimentos ao Guilherme Pavarin pela dica!]