Todos nós sabemos que Marte foi um dia um planeta com água e pode até ter tido algum tipo de vida. Mas como o planeta se parecia quando era exuberante?

De acordo com Kevin Gill, seria assim. Criado usando dados da Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, a projeção mostra como Marte seria se tivesse água em sua superfície. Ela revela um grande oceano em um dos lados do planeta, e um dos maiores vales do sistema solar, o Vallir Marineris. No lado esquerdo você pode ver os picos Olympus Mons, Pavonis Mons, Ascraeus Mons e Arsia Mons pulando para fora da atmosfera. Gill explica como fez a imagem:

Esta é uma vista do hemisfério oeste com o Olympus Mons no horizonte atrás do vulsão Tharsis Montes e o desfiladeiro Valles Marineris perto do centro. A altura das nuvens e a atmosfera são arbitrárias e colocadas para dar a aparência e cobertura nas grandes elevações de terreno.

Um modelo digital em duas dimensões foi inicialmente renderizado em jDem846 (um projeto de código aberto meu) usando o MRO MOLA 128 pix/dev. Neste modelo, eu peguei o nível do oceano e fiz com que o terreno nele ou abaixo dele fosse plano e azul.

O modelo resultante foi feito em GIMP onde eu pintei a terra usando uma imagem da NASA como fonte para as texturas… tentei visualizar como seria a terra dados certos recursos ou efeitos como o clima atmosférico.

Obviamente, existe licença artística envolvendo a criação da projeção de como seria Marte se fosse um planeta com vida. Mas isso não impede a imagem de ser uma fascinante ideia de como poderia ser o planeta – e uma grande mudança em relação à grande bola vermelha que estamos acostumados. [Kevin Gill via Discovery]

Imagem por Kevin Gill