Você já sabe que o Google Chrome mostra qual aba está produzindo som com o ícone de alto-falante no canto direito da aba. O que talvez você não saiba é que existe uma configuração escondida dentro do navegador que transforma este mesmo ícone num prático botão de silenciar sons. A função foi disponibilizada na versão para desenvolvedor e mas agora pode ser usada por todos — embora ainda esteja escondida — nas versões para Windows, Mac, Linux e Chrome OS.

A opção fica escondida nas páginas de flag do Chrome: algo como o Labs do Gmail, que apresentava funções ainda em testes. Entre chrome://flags/#enable-tab-audio-muting na barra de endereço para encontrar a função e depois clique em Ativar. Reinicie o Chrome e agora você pode clicar no ícone de alto-falante em abas (fixadas ou não) para silenciá-las temporariamente. No entanto, vale ressaltar que o áudio não será pausado, mas silenciado e que, por ser uma função ainda em testes, pode travar o navegador.

É uma opção muito útil para quem quer silenciar sons de de sites com propagandas em auto-play sem a necessidade de fechar a aba, por exemplo. Uma coisa interessante é que o Google já se pronunciou sobre esta função: seus desenvolvedores hesitavam em apresentar a tecla silenciar pois acreditavam que o navegador não tinha a responsabilidade de policiar o conteúdo das páginas que o usuário abre. Teremos que aguardar para ver se essa opção se tornará padrão nas configurações do Chrome ou não.