Quantos quilos pesam 50 livros físicos? E quantos quilos pesam 50 livros digitais? Parece um absurdo comparar, mas, na vida real, esses pesos fazem a diferença. Duvida? Pois nós fizemos o teste nesse vídeo e chegamos à resposta óbvia de que não rola colocar 50 livros em uma mochila. É pesado. Não é prático. É difícil de fechar. E de carregar. Não deu certo.

Mas, mesmo assim, algumas pessoas precisam fazer isso. Se você já teve de emprestar livros na biblioteca da faculdade, se já passou pelas agruras de um TCC feito na correria, se já teve de terminar um trabalho num final de semana no sítio, você sabe bem do que eu estou falando. Não rola, mas, mesmo assim, a gente tenta fazer do mesmo jeito (um dos nossos editores já usou uma mala de viagem para transportar livros durante as férias. É, pois é).

Pois bem, já os livros digitais têm uma vantagem tremenda: eles não pesam nada na sua mochila. Com um e-reader, digamos, de 174 gramas, independentemente do número de livros que você coloque lá dentro, você sempre carregará apenas 174 gramas. E, convenhamos, o que são 174 gramas para quem cogitou carregar 50 livros físicos?

Só que isso, claro, não elimina os livros físicos. Eles apenas servem a propósitos diferentes. O e-reader é excelente para levar em viagens ou para quem usa transporte público. O livro de papel é excelente em casa, para fazer anotações, para consultar. Algumas edições, aliás, são espetaculares em beleza, acabamento, experiência mesmo de leitura.

O nosso teste

Primeiro, veja o vídeo.

Viu? Curtiu? Então vamos aos próximos pontos.

Carregando 174 gramas, você pode ler neste dispositivo de design elegante durante horas sem se cansar. Nós falamos em 50 livros, mas o Kobo Aura permite muito mais. Para ser exata, é possível carregar 3 mil eBooks em 4 GB de memória interna, além de poder expandir a memória com um cartão MicroSD, o que joga esse número lá para o alto, em 30 mil eBooks. É uma biblioteca inteira na mochila, com best sellers, lançamentos, ficção científica, biografias e todos os tipos de leitura que você quiser.

Aí você me pergunta: mas e a bateria? E eu lhe respondo: o Kobo Aura é feito para quem lê muito. Por isso, possui uma bateria de vida útil superior a dois meses. Sua fórmula secreta torna a leitura acessível em qualquer lugar, em função da tela antirreflexo e de uma luz interna com brilho ajustável e da Confort Light, que possibilita a leitura em ambientes sem nenhuma luz, iluminando a leitura e não o ambiente.

Mas se você é cético, faça o teste você mesmo e conte como se saiu nos comentários. Só lhe aviso uma coisa: será difícil não se apaixonar pelo Kobo Aura. Além do papel, você terá de abrir seu coração para outros suportes.