O profissional de desenvolvimento web pode atuar de diversas formas: na área acadêmica, de modo autônomo, como funcionário de uma empresa no back-end, no front-end, com banco de dados e, claro, como líder de cada (e de todos) esses times. Sim, é isso mesmo, desenvolvedores também ocupam cargos diretivos e de gestão de pessoas, vale ressaltar.

Mas, qual o caminho para chegar até esse papel de liderança e, principalmente, quais as habilidades que você deve desenvolver para ser este profissional? É isso que vamos tratar por aqui.

Como se tornar um líder

Primeiramente, para se tornar um líder, você precisa saber se é isso mesmo o que deseja para sua carreira. Como descobrir? Bom, se você é apaixonado por tecnologia, mas tem a impressão de que ela é apenas uma parte do sucesso de um projeto: você deveria começar a considerar a área de liderança. Participe de eventos técnicos, cultive um networking, aprenda o máximo que puder sobre metodologias, estude sobre como as pessoas trabalham. Isso vai te ajudar a ter certeza e a conseguir uma vaga no ramo.

Além disso, é importante saber que um cargo de liderança técnica não é puramente uma evolução de um de desenvolvimento web, mas sim uma profissão diferente com necessidades e responsabilidades totalmente novas. Por exemplo, você irá precisar definir tecnologia, selecionar pessoas, ajudar os desenvolvedores a fazerem seu trabalho da melhor maneira possível, motivar a equipe, lidar com profissionais de áreas administrativas…

Por isso, será necessário aprender muito sobre como trabalhar com pessoas – tanto os desenvolvedores, quanto o time de negócio -, saber gerenciar expectativas técnicas, de performance e de carreira. Pronto para os desafios?

As habilidades

Em um cargo de liderança, é indispensável ter uma boa bagagem técnica, ou seja, entender do negócio e das tecnologias envolvidas. Afinal, você será o responsável por ajudar a sua equipe a definir arquiteturas, tecnologias, fluxos de trabalho e ferramentas, além de coordenar isso tudo para que funcione de acordo com o esperado.

Por outro lado, também deve agir como um mentor para os desenvolvedores que entram no projeto, tanto no uso de ferramentas, como na evolução dentro da empresa e da carreira. Gerenciar conflitos e expectativas são tarefas que exigem conhecimentos além da área técnica, então é preciso ter a habilidade de ouvir muito e ser empático com o seu time.

Dicas de liderança

Conheça sua equipe

Para extrair o máximo e aproveitar as habilidades de cada um, é preciso conhecer as pessoas. Saiba o que motiva cada membro do seu time, encoraje-os, descubra seus pontos fortes e fracos, confie no trabalho executado.

Mostre o propósito de cada trabalho

Além de construir um sistema, é importante que seu time compreenda os objetivos de negócio envolvidos naquela tarefa. O time precisa comprar a visão por trás do produto e enxergar como eles são importantes e fundamentais dentro da empresa.

Construa confiança

Como a maioria dos relacionamentos, a relação entre a equipe de desenvolvimento e seu líder deve ser construída sobre alicerces de confiança. Por isso, contrate pessoas em quem você sinta que possa confiar. Em seguida, dê-lhes a sua confiança, criando um relacionamento de respeito.

Além disso, manter os canais de comunicação abertos, blindar sua equipe e ser solidário com as necessidades de cada um também são características importantes para um bom líder. Coloque em prática.

Mas, antes de mais nada…

Acha que tem o perfil para se tornar um líder de um time de desenvolvimento web? Então, o primeiro passo é se dedicar à sua formação. Conheça o bootcamp de programação da Ironhack, escola global do ramo que chegou a São Paulo em 2018 e é considerado um dos melhores do mundo pelo CourseReporte e SwitchUP.

A Ironhack possui uma metodologia de ensino bem definida, acompanhamento em tempo integral e garante uma imersão nos conteúdos e desafios propostos. As aulas, em horário noturno ou em tempo integral, são voltadas para o que as empresas realmente precisam e ensinam as tecnologias, frameworks, linguagens e habilidades de ponta. Além disso, você amplia sua rede de contatos fazendo networking e consegue trocar experiências e insights com os colegas. É uma receita de sucesso.

Dê o pontapé inicial na sua carreira. Conheça a Ironhack e participe do processo seletivo!