_Física

Como um cara escalou um arranha-céu nos EUA sem cair no chão

Um rapaz que atende pelo nome de "Steve" tentou escalar a Trump Tower, nos EUA, usando ventosas como se estivesse em um desenho animado.

Por um breve período de tempo na quarta-feira (10), um cara que se chamava de “Steve” conquistou nossas imaginações. Ele tentou escalar a lateral da Trump Tower, em Nova York, EUA, usando ventosas, provando que desenhos animados não são tão distantes da realidade assim.

“Steve” está desde então sob custódia da polícia, e o espetáculo acabou, então vamos observar todo o evento e tentar entender como diabos conseguiu fazer isso.

Ele não é a primeira pessoa a escalar um arranha-céu de vidro com ventosas. Dan Goodwin, conhecido também como “Spider-Dan”, escalou a Sears Tower em Chicago em 1981 usando ventosas e ganchos. Obviamente, ele estava vestido como o Homem-Aranha. Ele conseguiu repetir o feito em 2010 em um prédio em San Francisco.

Mas como esses caras conseguiram escalar prédios de vidro, além de estarem ridiculamente em forma e contar com a força da sorte? Tudo depende da sucção.

Uma ventosa é um objeto curvado – normalmente maleável ou flexível como borracha ou plástico – que empurra o ar entre ele e a superfície que é pressionado contra, criando um vácuo, que tem menos pressão do que o ar ao seu redor (chamada pressão atmosférica). Essa diferença na pressão garante que ele fique preso no lugar. As bordas da ventosa são capazes de manter esse vácuo intacto já que o ar não pode sair dela.

As ventosas são incrivelmente fortes e não caem com facilidade. Quando vamos remover uma ventosa de uma superfície, normalmente não basta só puxá-la a partir do centro. É preciso soltar um dos lados e deixar o ar entrar para diminuir a pressão.

Quando maior a ventosa, mais peso ela aguenta (a quantidade é equivalente à área da superfície multiplicada pela pressão atmosférica).

O mesmo tipo de escalada pode ser realizada com qualquer coisa que cria um vácuo, como, digamos, um aspirador de pó. Para demonstrar um dos seus mais recentes aspiradores, a LG recrutou um alpinista profissional para escalar um prédio de 33 andares na Coreia do Sul.

Apesar de parecer fácil, não é recomendável tentar fazer isso em casa. Os rapazes provavelmente usaram ventosas especializadas para suas escaladas. Outros tipos, como o desentupidor, não funcionam da mesma maneira. Também é preciso ter uma superfície limpa e suave para que nenhuma partícula fique presa. O vidro provavelmente é o melhor que existe para isso, já que também não é poroso e não deixa o ar entrar.

[Washington Post]

Foto: Julie Jacobson/AP

Sair da versão mobile