_Fotografia

Como um fotógrafo brasileiro cria pequenos universos combinando miniaturas e materiais inusitados

Na receita de hoje: 1 (um) pote de picles, 1 (uma) caixa de cereais, pão sírio, 100g de brócolis, 1 (um) pacote de macarrão. Adicione uma colher de miniaturas, além de pratos e colheres. Esta é a receita usada pelo arquiteto e fotógrafo brasileiro William Kass para criar cenários que vão desde mini pessoas em […]

Na receita de hoje: 1 (um) pote de picles, 1 (uma) caixa de cereais, pão sírio, 100g de brócolis, 1 (um) pacote de macarrão. Adicione uma colher de miniaturas, além de pratos e colheres. Esta é a receita usada pelo arquiteto e fotógrafo brasileiro William Kass para criar cenários que vão desde mini pessoas em uma piscina, reproduções de cenas de filmes ou até mesmo um duelo no velho oeste. Kass é o criador de pequenos mundos.

Kass publica seus trabalhos no site do projeto Minimize, e em outros lugares, como no Instagram. A ideia é simples: ele pega diversos elementos para criar um cenário que lembra algo completamente diferente do que os ingredientes sugerem em seu tamanho real. Conversamos um pouco com ele para saber como isso funciona.

“Os objetos e os alimentos, quando fotografados de perto, criam uma nova realidade e é nessa hora que eu associo uma certa figura (miniatura) com um conjunto de alimentos ou objetos. Na maioria das vezes os cenários são baseados em temas de filme ou temas criados do zero, como a cena dos mergulhadores no coco, “CocoDiving”.”


Coco Diving

O projeto mais recente é o Far West Pickles, cujo resultado final é a foto que ilustra este post. Enquanto produzia, ele gravou o timelapse abaixo para o Gizmodo Brasil e explicou todo o processo de criação:

Como no vídeo, que retrata a cena do “Far West Pickles” , eu procuro fazer um briefing rápido, com algumas imagens dos objetos ou alimentos que vão compor a cena. Nesse caso eu me inspirei nos filmes de faroeste, pensei em alguns alimentos que poderiam compor a cena como o picles e o pão, os dois elementos principais do cenário.

O resultado final ficou sensacional, e foi fruto de bastante esforço: ele demorou dois dias para criar tudo – no primeiro, foi atrás dos materiais necessários, e, no segundo montou a cena. O tempo de criação das cenas costuma ser mais ou menos assim – se ele tiver todos os materiais necessários, consegue fazer no mesmo dia. Abaixo, separamos algumas das obras mais divertidas de Kass.


Top of the Corn

 


Tomato time capsule pasta


Titanic Ice Cream

 


Gump

 


2001 a Watermelon Odyssey

 


Fotos e vídeo por William Kass, reproduzidas com autorização.

Sair da versão mobile