The Making of a Fly, de Peter Lawrence, publicado em 1992, parece ser um bom livro para estudantes de biologia. Mas não importa quão bom e raro ele seja (ele está esgotado), uma nova edição não custaria U$23.698.655,93, como estava listado na Amazon. O livro usado custa apenas U$35! Como isso aconteceu?

Aparentemente, o sistema de estratégia de algoritmos de preços de duas empresas, a Bordeebook e a Profnath, causou o caos. Michael Eisen, o cara que descobriu o preço surreal, explica:

No dia que descobrimos os preços milionários, a cópia oferecida pela Bordeebook era 1.270589 vezes o preço da cópia oferecida pela profnath. Agora [após outro aumento de preço] a cópia da Bordeebook era 1.270589 vezes a versão da profnath, de novo. Então claramente um dos vendedores está colocando seu preço baseado em um algoritmo e como uma resposta às mudanças de preços do concorrente. Eu continuei observando e o padrão ficou claro.

Uma vez por dia a Profanath colocava o preço do livro para ser 0.9983 vezes o preço da Bordeebook. Os preços ficariam próximos pelas horas seguintes, até a Bordeebook “perceber” a mudança da Profnath e elevar o preço para 1.270589 vezes baseado no preço mais alto da Profnath. O padrão continuou perfeitamente por uma semana.

Assim, ele foi aumentando, aumentando e aumentando! Eisen teoriza que a Profnath queria ter o menor preço do mercado, mas não tão baixo assim, or isso a escolha pela estratégia do .9983, e a Bordeebook queria um preço 1.270589x maior que o menor preço porque eles na realidade não tinham o livro em suas lojas. Seja lá como for, é engraçado assistir um algoritmo inflar de forma absurda o preço de um livro sem as empresas perceberem. [Michael Eisen]