Foi-se o tempo em que trabalhar significava ficar trancafiado em um espaço fechado fazendo tarefas repetitivas. Cada vez mais o mundo é dominado por dispositivos móveis inteligentes, que mudam o jeito com que todos se comunicam e interagem no trabalho. Seja no escritório, em uma viagem ou no balcão da padaria para um café da manhã, todos se beneficiam da conectividade. Só em 2014, os aparelhos móveis devem alcançar, no Brasil, a marca de 71 milhões de unidades vendidas. É quase uma unidade para cada três pessoas.

Este ambiente que migra do fixo para o móvel também traz novas exigências para a área de impressão. Sejam pessoais ou corporativos, smartphones e tablets são usados em grande parte das grandes ou pequenas empresas, mas as soluções existentes no mercado têm falhado em entregar resultados. Enquanto isso, a demanda cresce significativamente e estudos mostram que 78% dos funcionários com até 33 anos pedem mais infraestrutura móvel no trabalho. Da mesma forma, 60% dos funcionários em geral dizem que suas empresas preferem que sejam usadas soluções móveis.

A Samsung não está disposta a deixar esse mercado falando sozinho e tem na linha de impressoras multifuncionais SMART a resposta certa. Elas são capazes de lidar rapidamente com fluxo de impressão (são até 55 páginas por minuto) e digitalização (120 imagens por minuto), graças a um processador com dois núcleos de 1GHz de velocidade.

As tarefas do dia a dia também ficam mais fáceis porque as impressoras Samsung não precisam mais de servidor ou PC para compartilhar trabalhos, o que libera a banda de internet e melhora a eficiência para quem imprime e para quem gerencia. A conversa com o smartphone ou tablet é feita sem ruídos, uma vez que o sistema operacional Android comanda toda a operação que, aliás, é tão intuitiva quanto o seu próprio dispositivo. Basta tocar a tela para imprimir e o usuário ainda pode personalizar a tela com os aplicativos mais usados e controlar o consumo individual.

Impressão móvel é mais que uma simples tendência, é uma mudança de modelo que afeta os mais diferentes setores, como educacional, hospitalar e financeiro. Todos estão ampliando a utilização de dispositivos para além do trivial e-mail, calendário e agenda de contatos. Um ambiente de trabalho colaborativo abre espaço para edição em tempo real de documentos. Uma solução inovadora para impressão é crucial para tirar a eficiência do manual de gurus de negócio e colocá-la na prática do dia a dia. Esse dia teria de chegar.