Como usar um pendrive USB para fazer login com segurança no Gmail
Se você configurou a autenticação em dois passos para a sua conta do Gmail, em vez de ter que verificar seu smartphone por códigos, você pode usar um pendrive verificado para isso. Você pode levá-lo para onde quiser, e, claro, ele não perde bateria e nem precisa de sinal. De acordo com o Google, também oferece maior proteção contra ataques de phishing. Eis como configurar um para você.
A primeira coisa que você precisa é de um pendrive compatível com o padrão FIDO Universal 2nf Dactor (U2F). Você também precisa rodar a mais recente versão do Chrome (40+) no Chrome OS, Windows, Mac OS ou Linux.
Entre na página de autenticação em dois passos a partir do portal de conta do Google: está em Como fazer login no Google. Se você ainda não ativou a verificação em dois passos, é hora de melhorar a segurança da sua conta e configurá-la. Se você já tem essa camada extra de segurança, a Chave de Segurança aparece como uma das opções no topo da página de configurações.
Escolha Adicionar Chave de Segurança para iniciar o processo de configuração. Clique no botão Registrar, coloque o dispositivo em uma porta USB livre, e toque o botão que tem nele. Clique em Pronto e é isso – sempre que o processo de autenticação em dois passos do Google for iniciado (normalmente quando você tenta logar de um computador novo), você pode usar o stick no lugar do app de autenticação no seu smartphone.
O mesmo dispositivo USB pode ser usado para múltiplas contas, mas obviamente é bom mantê-lo em um lugar seguro e ter o app de autenticação pronto para ser usado caso você perca seu stick USB. Em lugares em que não é possível usá-lo – tablets e smartphones, por exemplo – você receberá um código de verificação no lugar.