Como você manda um robô do tamanho de um carro pequeno para Marte?

No sábado, os próximos robôs da missão Marte começarão sua missão rumo ao planeta vermelho. Só que dessa vez a NASA está mandando algo do tamanho de um carro. Como? No passado, os robôs da NASA enviados para Marte eram bem pequenos. O Sojourner, primeiro da lista, tinha 65 cm e pesava 10 kg. Os […]

No sábado, os próximos robôs da missão Marte começarão sua missão rumo ao planeta vermelho. Só que dessa vez a NASA está mandando algo do tamanho de um carro. Como?

No passado, os robôs da NASA enviados para Marte eram bem pequenos. O Sojourner, primeiro da lista, tinha 65 cm e pesava 10 kg. Os dois seguintes, Spirit e Opportunity, eram um pouco paior: ambos tinham 1,6 metro de comprimento e pesavam 170 kg.

Mas no dia 26 de novembro, um novo robô chamado Curiosity será enviado para Marte. E o tal curioso movido a plutônio é bem grandinho — quase um bebê jupteriano. O Curiosity pesa 900 kg e tem 3 metros de comprimento. “Ele é do tamanho de um Mini Cooper com uma base de Humvee”, descreveu John Grotzinger, cientista do projeto, à BBC. Isso é grande.

Então como transportar de forma segura algo do tamanho de um carro até Marte? No passado, os rovers eram entregues em Marte por meio de paraquedas, mas o Curiosity é pesado demais para isso. Em vez disso, a NASA criou algo chamado skycrane.

Quando a pequena nave em que o Curiosity for transportado chegar a altitude de 1,6 km da superfície de Marte, um sistema especial de desaceleramento com dois foguetes em cada canto irá se separar, carregando o robô. Assim, quando a segunda parte do transportador estiver a 20 metros de altura, o robô será entregue por meio de cabos. Quando ele encostar no solo, os cabos serão separados com explosivos, e a segunda nave voará por aí e cairá em qualquer lugar. Se você ficou curioso, o G1 mostra uma simulação bem bacana criada pela NASA para mostrar como será o processo.

Ou pelo menos em teoria, certo? Porque isso parece um pouco perigoso para mim. E como vimos problemas recentes com robôs em Marte, como o Phobos-Grunt, há uma chance real de que algo dê errado.

Mesmo assim, vamos ser otimistas. Porque a NASA quer colocar algo do tamanho de um carro em Marte. Boa sorte, Curiosity. [BBC, G1 e The Economist; Imagem: NASA/JPL-Caltech]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas