Você provavelmente já sabe que uma nova versão do iOS está disponível para download. O que há de novo nessa edição do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple? Para lhe ajudar a navegar pelo iOS 9, listamos aqui funções que vão além das capacidades oferecidas pelo iOS 8.

>>> Hands-on: iOS 9 traz pequenas melhorias que são muito bem-vindas
>>> As melhores novidades escondidas do iOS 9, em GIFs

1. Usar a tela dividida

Atenção, donos de iPads! Vocês podem aproveitar a função Slide Over do iOS 9 para colocar um segundo app em uma barra lateral — apenas deslize o dedo a partir da borda direita da tela.

Os usuários de iPad Air 2 (e o iPad Pro) também podem ativar a função mais avançada Split View ao apertar e segurar a borda do Slide Over.

2. Transformar o teclado em um trackpad

Uma das mudanças no teclado do iOS 9 é que ele transforma as letras em maiúsculas e minúsculas quando o você pede por uma ou outra, o que faz bastante sentido. Além disso, caso você esteja usando um iPad, é possível transformá-lo em um prático trackpad ao apertar dois dedos em qualquer lugar do teclado.

3. Economizar bateria

IMG_0265

O iOS 9 quer facilitar os seus problemas com a bateria com um novo Modo de Pouca Energia que pode ser ativado em Ajustes > Bateria: ele desliga alguns processos e pode adicionar até 1 h à duração da bateria. O ícone da bateria ficará amarelo e você verá a porcentagem da quantidade de bateria disponível.

4. Abandonar conexões Wi-Fi ruins

IMG_0264

A nova função Assistência Wi-Fi no iOS 9 permite que você se conecte a uma conexão 3G caso a Wi-Fi que você esteja usando não seja muito boa (algo bastante comum). Vá até Ajustes > Celular e, lá embaixo, ative a função “Assistência Wi-Fi” para fazer uso dela.

5. Voltar mais rápido ao app anterior

IMG_0263

Se você olhar para o canto superior direito da interface iOS 9, você geralmente verá um botão Voltar durante os momentos em que você está pulando de um app para outro. É uma forma mais rápida de navegar entre eles do que o toque duplo no botão Home.

6. Escutar música mais rápido

1434486890639507599

Conecte os seus fones de ouvido no seu dispositivo atualizado com o iOS 9 — nota alguma diferença? O Seu iPhone, iPod Touch ou iPad deve mostrar um pequeno ícone do player de música usando mais recentemente por você, e é possível ligá-lo com um toque (ou deslizando para cima caso a tela esteja bloqueada).

7. Usar o picture-in-picture

Desde que você esteja usando um iPad com o iOS 9 e um app compatível, é possível se aproveitar da tecnologia picture-in-picture do novo software. Ao assistir um vídeo em tela cheia, clique no ícone no canto inferior direito para fazê-lo flutuar na tela.

8. Dar zoom nos vídeos

Agora você pode apertar os dedos para dar zoom em vídeos assim como já era possível com as fotos — tente aí. Também existe uma maneira diferente de escolher os modos de gravação em slow motion, desde que o seu dispositivo tenha suporte para isso (abra os Ajustes, clique em Fotos e Câmera e procure pela função Câmera).

9. Encontrar selfies mais rapidamente

1434486891144706959

Boa notícia para os amantes das selfies: fotos registradas com a câmera frontal serão armazenadas em um álbum próprio no app Fotos, permitindo a você encontrá-las mais rapidamente. Para os jornalistas de tecnologia por aí, as screenshots também receberam o próprio álbum, o que deve economizar tempo pra todo mundo.

10. Arrastar o dedo para selecionar múltiplas imagens

1434486890833321103

Esqueça as telas divididas, esqueça os novos apps, esqueça sobre a Siri mais proativa, porque o iOS 9 permite que você selecione múltiplas fotos mais fácil do que nunca. Depois de tocar no botão Selecionar no app Fotos, você pode apertar e arrastar o dedo para selecionar as imagens que quer trabalhar, em vez de ter que apertar uma a uma individualmente.

11. Esconder fotos

Falando em imagens, o iOS 9 permite que você esconda material sensível (caso algum amigo pegue o seu celular, por exemplo). No menu Compartilhar, você encontrará a prática função Ocultar — a foto continuará visível (e pode voltar ao normal) e pode ser vista no álbum Itens Ocultos.

12. Acessar o iCloud com mais facilidade

IMG_0261

O iCloud nunca foi o serviço de armazenamento na nuvem mais fácil de acessar (muito dele acontece nos bastidores), mas o iOS 9 torna mais fácil fazer isso visível: vá até Ajustes > iCloud > iCloud Drive e ative a linha Mostra na Tela de Início para criar um atalho na tela inicial.

13. Anexar qualquer tipo de arquivo em um email

IMG_0266

Antigamente, podíamos apenas anexas imagens aos anexos do app Mail. Agora, qualquer tipo de arquivo é permitido — você será primeiramente levado ao iCloud Drive quando der um longo aperto e escolher Adicionar Anexo, mas as chances de outros programas como Dropbox e Google Drive ganharem suporte à função são grandes.

14. Fazer buscas mais inteligentes

Conforme o Spotlight do iOS 9 te conhece mais, ele fará recomendações mais inteligentes na busca — deslize o dedo para a esquerda da tela principal para testá-lo. Os seus contatos, apps e localizações mais frequentes serão mostrados primeiros, mas você pode rolar a tela para mais opções.

15. Adicionar eventos a partir dos seus emails

Parte da nova Siri, mais inteligente e proativa, e das estratégias do iOS envolvem encontrar eventos em suas mensagens de email e automaticamente adicioná-las ao seu calendário (bem parecido com o Google Now). Alertas devem aparecer tanto nos apps Mail quanto no Calendário quando eventos forem localizados.

16. Escrever em anexos de emails

1434486890539449231

Se você sempre quis rascunhar sobre os anexos que seus amigos e colegas lhe enviam, chegou a hora: procure pelo botão de anotações quando você abrir um apertar e segurar uma anotação (onde ele aparece depende do formato do arquivo de anexo que você está abrindo).

17. Fazer anotações melhores

O Notas é outro app padrão que tem um monte de coisas novas para mostrar com o iOS 9. O app remodelado permite agora que você adicione links, fotos, listas de checagem e desenhos as suas notas, e tudo é sincronizado pelo iCloud. Existem também mais opções de formatação.

18. Fazer busca nos Ajustes

1434486890742587791

Encontrar o que você precisa nos Ajustes do iOS nunca foi algo muito fácil, mas isso finalmente mudou com o iOS 9. Você notará uma nova barra de busca no topo da tela inicial do app Ajustes: faça sua busca ali (por exemplo, digita ‘Bluetooth’ e todas as funções com Bluetooth apareceram em uma lista abaixo).

19. Chamar a Siri de qualquer lugar

1434486891117278351

“Oi, Siri!” é o novo “Ok Google!” agora que o iOS 9 chegou. Antes, o atalho de voz só funcionava quando o iPhone estivesse carregando, mas agora você pode ativá-lo de qualquer lugar em Ajustes > Gerais. Mas isso funciona apenas nos iPhones 6S e 6S Plus e posteriores, infelizmente.

20. Bloquear anúncios

De forma controversa, o Safari e o iOS agora possuem bloqueadores de anúncios, tornando possível navegar na web sem promoções que consomem a memória do seu celular e a sua atenção. Em Ajustes > Safari, você verá uma opção para bloqueadores de conteúdo, mas será necessário instalar um deles primeiro.

21. Adicionar um Widget de Amigos

O app Amigos não é novo, mas é um app padrão que aparecerá no seu dispositivo Apple quer você queira ou não. Ele também ganhou um Widget para a central de notificações do iOS 9, assim você poderá ver onde seus amigos estão diretamente da tela Hoje (deslize para baixo da Home e toque em Editar para inserir o widget).

22. Usar rotas de transporte público

1434486890160959119

Diferente do Google, a Apple atualiza todos os seus apps padrão com o iOS. Por isso, apenas o Apple Mapas para iOS 9 inclui os horários e rotas de ônibus, trens e metrôs de algumas cidades do mundo, como Nova York e Londres; isso ainda não está disponível no Brasil.

23. Usar o app Notícias

O app News vem junto ao iOS 9, e tem conteúdo escolhido por um grupo de editores parceiros, com artigos formatados para os dispositivos iOS. Ele ainda não está disponível no Brasil.