O grande prêmio de São Paulo de Fórmula 1 acontece em Interlagos no próximo domingo (14).  Mas, dias antes, equipes que disputam o torneio estarão sendo representadas em uma outra competição no Brasil.

A quarta edição do F1 in Schools, torneio de robótica que simula uma equipe de Fórmula 1, tem início nesta quinta-feira (11).

O evento será transmitido ao vivo hoje, a partir das 15h,  no canal do YouTube Sou Robótica. O projeto, idealizado pela própria Fórmula 1, atinge jovens de 9 a 19 anos e visa criar um ambiente que simule fielmente os desafios da preparação das equipes de corrida — desde a criação de uma scuderia até o momento que os carros vão para a pista.

O projeto é organizado pela Associação Projetando o Futuro (APF), que promove eventos competitivos para estudantes de escolas da rede pública e instituições privadas. O SESI (Serviço Social da Indústria) promove o F1 in Schools desde 2019, e busca desenvolver nos estudantes diversas competências multidisciplinares.

No projeto, os estudantes precisam assumir funções de gerenciamento, marketing, design e engenharia. Quem participa tem que organizar um plano de negócios, captar empresas parceiras e patrocinadores, projetar e colocar para funcionar um protótipo de carro de Fórmula 1. O protótipo precisa ser movido a CO2 e é capaz de atingir 80Km/h em menos de 1 segundo.

Para saber mais do projeto, vale acompanhar o canal Sou Robótica no YouTube.

Assine a newsletter do Gizmodo