_Ciência

Composto químico que dá o fedor ao cocô estende a vida saudável em animais

O Indol é encontrado em nosso intestino e contribui para o cheiro das fezes, mas pode fazer muito mais que isso

O indol, um composto químico orgânico que é encontrado em nosso intestino e contribui para o cheiro do cocô, aumenta a vida saudável de vermes, moscas e camundongos, de acordo com uma nova pesquisa. Os cientistas dizem que isso provavelmente se aplica aos seres humanos também e que essa substância fedida poderia eventualmente ser usada para adiar doenças relacionadas à idade.

• Pela segunda vez, pesquisadores usaram um útero artificial para incubar um cordeiro
• Este novo método pode ajudar cientistas a catalogar cada célula humana

Uma nova pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que os compostos indol, produzidos por bactérias no intestino, prolongam a vida útil saudável de um conjunto diversificado de organismos, incluindo vermes nemátodeos, drosófilas e camundongos. Em testes, os animais que foram expostos ao composto permaneceram livres de complicações de saúde relacionadas à idade durante uma maior fração de vida saudável do que os animais que não foram expostos ao composto.

Importante notar, o indol não prolongou a vida útil de um animal. Em vez disso, prolongou a chamada “vida saudável”, ou o período de tempo antes dos problemas relacionados à idade começarem a surgir. Os cientistas ainda precisam descobrir se o indol faz a mesma coisa com humanos e como exatamente o indol gera esses benefícios de saúde observados. Mas o pesquisador principal do novo estudo, Daniel Kalman, da Universidade Emory em Atlanta, está cautelosamente otimista de que esse composto possa eventualmente ser usado para adiar doenças e fragilidades relacionadas à idade em seres humanos.

Os indols são um composto orgânico fedorento que na verdade têm um odor agradável em pequenas quantidades. Quando exposto aos elementos, esse composto vaza para a atmosfera em grandes aglomerados pelo ar, que podem, infelizmente, ser captados pelo nariz humano. O indol, juntamente com o escatol, o sulfureto de hidrogênio e os mercaptanos, é o que dá ao cocô seu cheiro fedido. Os cientistas sabem que o indol intestinal pode influenciar a forma como reagimos a drogas e até mesmo afastar doenças, mas os atributos de extensão da saúde são em grande parte desconhecidos.

Estas drosófilas tem a mesma idade, mas as da esquerda foram expostas ao indol (Imagem: Daniel Kalman, Emory University)

Para saber mais sobre os potenciais benefícios para a saúde do indol, a equipe de Kalman expôs o composto a vermes, moscas e camundongos e depois comparou esses animais e seus níveis de saúde e aptidão com aqueles animais que não foram tratados com indol. Para todas as espécies testadas, o indol ingerido ampliou várias medidas padrão de vida saudável, incluindo capacidades físicas, resposta ao estresse e capacidades reprodutivas. A presença de indol em vermes nematódeos, por exemplo, duplicou sua extensão reprodutiva. E, em moscas e camundongos, o indol melhorou significativamente sua mobilidade, tanto em animais mais jovens quanto mais velhos.

Os pesquisadores identificaram o receptor de hidrocarboneto de arilo (AHR) como o principal facilitador desses efeitos. O AHR é uma molécula que liga pequenas moléculas ambientais em conjunto, incluindo dioxina e agente laranja. O mecanismo exato de ação sobre o genoma, no entanto, ainda é um mistério e está sendo estudado.

“Esses dados aumentam a possibilidade de desenvolver terapia baseada em indol derivado de microbiota ou seus derivados para expandir a saúde e reduzir a fragilidade em seres humanos”, concluem os pesquisadores no estudo. Em outras palavras, podemos criar medicamentos e / ou terapias da biota intestinal para atrasar os transtornos relacionados à idade.

Outras pesquisas sugerem que certas bactérias em nosso intestino podem prevenir e tratar muitas doenças comuns, como doenças cardíacas e artrite. Existem cerca de 100 trilhões de bactérias em nosso sistema digestivo (algumas boas, alguns ruins), e os cientistas ainda estão tentando descobrir como essa mistura maciça de micro-organismos contribui para a nossa saúde. Alguns cientistas já começaram a realizar transplantes fecais, nos quais importantes bactérias nascidas no cocô podem ser entregues aos sistemas digestivos das pessoas que são deficientes. O novo estudo não é exatamente assim, mas está relacionado.

“Os transplantes fecais são uma nova ferramenta importante no tratamento da disbiose [a desregulação da microbiota intestinal], mas é difícil fazê-los porque as bactérias no intestino resistem à intrusão do transplante… e os transplantes nem sempre são possíveis em todos os pacientes “, disse Kalman ao Gizmodo. “Estamos tentando descobrir o que torna a microbiota protegida. Identificamos indols como moléculas que parecem fazer diversos animais viverem melhor por mais tempo. Vemos um benefício protetor dessas moléculas quando transplantamos bactérias que as produzem (em comparação com as bactérias que são projetadas especificamente para não produzi-las). Além disso, podemos entregar essas moléculas sozinhas aos animais e ver benefícios protetores, o que poderia, em princípio, evitar a necessidade de um transplante fecal.”

Kalman diz que “a evolução se manteve” nesse caminho biológico particular por um longo período de tempo (ou seja, AHR) e que há uma razão muito boa para aparecer em um conjunto diversificado de animais. “Isso é prova bastante boa para eu continuar a estudar e desenvolver essas moléculas”, disse . “É um caminho complexo e longo para desenvolver estas ou moléculas relacionadas para os seres humanos, e ainda não estamos lá.”

Então, você deve começar a tomar comprimidos indol ou se inscrever para um transplante fecal? Kalman diz que precisamos ficar calmos até sabermos mais.

“Não fico confortável em recomendar mudanças de estilo de vida além de se manter ativo e ter uma dieta bem equilibrada”, afirmou. “Pessoas ativas que observam suas dietas, cuidam de seus corpos e realizam exames regulares vivem mais saudáveis por mais tempo. À medida que a pesquisa amadurece para se tornar mais translacional, podemos ser capazes de lhe contar mais.”

[PNAS]

Imagem do topo: Shutterstock

Sair da versão mobile