Esse é o Mercedes F800 Style, um conceito que antecipa o Mercedes CLS 2012. Ele terá opções de escolha entre motorização híbrida do tipo plug-in ou um sistema de células de combustível, portas do tipo minivan, e poderá fazer curvas sozinho, sem a ação do motorista. Desculpe, estamos sem palavrões.

O F800 é praticamente uma continuação direta dos temas de estilo vistos pela primeira vez na louca escultura do CLS em Detroit. Isso significa que trata-se de uma evolução do design atual do CLS, com ares menos estranhos, uma traseira mais baixa, linhas mais exageradas e a grade do Mercedes SLS AMG.

Debaixo do capô há provavelmente um espaço vazio, mas a Mercedes quer que você pense que pode haver ali tanto uma mecânica híbrida gasolina / elétrica plug-in baseado no sistema não-plug-in do S400 Hybrid, ou uma célula de hidrogênio semelhante à utilizada em outros conceitos da marca que começam com "F". Mesmo com a célula de combustível não entrando em produção, pelo menos não no CLS 2012, a Mercedes parece bem séria em tentar agradar aos norte-americanos trazendo a mecânica plug-in para o próximo Classe S. Aqui vai uma dica para Nancy Pelosi (a presidente da câmara dos representantes dos EUA, a Câmara dos Deputados deles): se você quer salvar o meio-ambiente, talvez seja melhor procurar métodos que não envolvam dirigir um Mercedes gigante.

Há ainda duas novas tecnologias demonstradas neste carro que, considerando o histórico da Mercedes, são praticamente certos de entrarem em produção em um futuro próximo. O assistente de trânsito DISTRONIC PLUS é mais um sistema de piloto automático equipado com radar que ajuda motoristas preguiçosos a manter uma distância segura do carro da frente. Este no entanto foi pensado para ajudar motoristas super-preguiçosos que nem ao menos podem fazer curvas. Ele mantém uma distância padrão mesmo sem estar em movimento e, aqui está a inovação, é capaz de seguir o carro à frente em curvas a até 40 Km/H. Mas mesmo isso não parece seguro o bastante para a Mercedes, que promete que seus computadores super inteligentes saberão diferenciar entre uma conversão de via, esterçamento feito por alguém bêbado ou sonolento ou uma curva de verdade dentro de sua faixa.

O PRE-SAFE 360° dá continuidade à proteção ativa dos sistemas Pre-Safe anteriores acionando os freios pouco antes de um impacto para amenizar as forças envolvidas. Pense nisso como um sistema eletrônico de zona de deformação. O sistema 360° funciona agora com colisões na traseira também, acionando os freios para reduzir as chances de você acertar o carro da frente após uma batida por trás.

Outro recurso futurista do F800 são as portas de minivan que-com-certeza-não-vão-estar-no-modelo-de-fabricação. Elas se abrem e deslizam para trás de um modo "bem carro-conceito" para facilitar o acesso ao banco de trás e de certa forma elimina a coluna B. Finalmente temos a sensualidade de um Chrysler Town&Country 1984 combinado com a praticidade de um coupé quatro portas.

por Wes Siller