_Tecnologia

Você compraria um laptop ThinkPad retrô recheado de tecnologias atuais?

Um designer da Lenovo sonha em lançar um novo ThinkPad baseado no original de 1992.

Tudo o que vai, volta – especialmente quando se trata da estética em design. Prova disso é o novo conceito imaginado pelo vice-presidente de design da Lenovo, David Hill: um ThinkPad das antigas com especificações modernas. Você compraria um?

Em um post no blog da Lenovo, Hill explica seu antigo sonho de refazer o ThinkPad original, de 1992, trazendo-o um pouco mais perto da realidade na forma de imagens:

Imagine uma tecla Enter azul, teclado com sete fileiras clássicas, proporção 16:10, logo multicolorido do ThinkPad, controles de volume dedicados, cobertura emborrachada, parafusos expostos, diversos status em LED, e mais. Pense nisso como entrar em uma máquina do tempo e ser enviado a 1992, mas armado com a tecnologia de hoje.

O conceito mistura o clássico e o moderno: por exemplo, Hill estima que o ThinkPad teria 18 mm de espessura – em vez dos 56 mm no laptop original.

Os laptops ThinkPad são vendidos até hoje, modernos, com até mesmo tela de toque. Mas alguns modelos ainda trazem algumas características marcantes, como o corpo na cor preta e o botão TrackPoint vermelho no centro do teclado, que permite controlar o cursor. O logo na diagonal, no canto direito do computador, também não deixou de existir, mas perdeu as cores que tinha nos modelos originais.

Hill compara o relançamento do laptop com um fenômeno usado pela indústria automotiva há alguns anos. “O design inspirado na história só funciona quando o modelo original teve o poder de mover as pessoas”, ele escreve. “Precisa haver uma conexão emocional que é de alguma forma reacesa com o renascimento da peça. Essa abordagem funcionou com o Ford Mustang, Dodge Challenger, Fiat 500 e o Mini Cooper; por que não com o ThinkPad?”

Ele assume, é claro, que o design do ThinkPad original não era apenas icônico, como amado, querido e reverenciado o suficiente para ser carregado por salas de reunião com orgulho.

Se você gosta da ideia de Hill, você provavelmente deveria ir até o post dele e deixar isso bem claro: ele diz não poder prometer nada agora, mas conta que “se você acha que a Lenovo deveria fazer um ThinkPad retrô, ou tem sugestões de como deixá-lo melhor, por favor deixe comentários. Estamos ouvindo”. Até o momento, mais de 2.400 comentários foram deixados na postagem, a maioria favoráveis ao relançamento. [Lenovo]

Sair da versão mobile