Quando eu era criança, sempre adorava quando vinha a temporada de salões do automóvel, e os carros-conceito subiam ao palco. Ver aquelas curvas incomuns era como olhar para o futuro, onde as estradas se curvavam até os céus e Os Jetsons já eram uma realidade passada. É engraçado como essa sensação persistiu.

Estamos no futuro. As estradas continuam firmes no chão, e poucas coisas dos Jetsons vingaram fora do desenho animado. Mas as imagens da futura exposição “Dream Cars” no High Museum of Art, em Atlanta (EUA), ainda me enchem de alegria idealista.



Baseado no livro homônimo sobre carros-conceito do século XX, o evento serve não apenas para destacar os designs mais inovadores de décadas passadas, como também para mostrar uma ideia do futuro compartilhada por várias pessoas ao redor do mundo, e ao longo de várias gerações.

concept cars past future galeria
Clique para conferir todas as imagens

Muitos desses carros-conceito parecem mesmo que querem voar, assim como em Os Jetsons. Claro, muitos dos princípios de design se alinham com as tendências da época, mas é fácil ver o Edsel Ford Model 40 Special Speedster ou o General Motors Firebird XP-21 e imaginá-los com asas. (Na verdade, o Firebird tem asas!)

Isso, junto a várias tentativas de esconder as rodas e uma aposta em vidro curvado, mostra como o design futurista evoluiu com as aeronaves, jatos, naves espaciais e além. Todos parecem foguetes, de uma forma ou de outra.

Mas lembre-se: estes foram apenas conceitos. Livres de interesses práticos como “custo” e “restrições tecnológicas”, os conceitos deixam as ideias dos designers correrem soltas. E este futuro específico sobrevive como uma ideia ou um ideal.

Saiba mais sobre cada design no site do High Museum of Art. A exposição em Atlanta estará aberta de 21 de maio até 7 de setembro. As fotos também estão disponíveis em livro.