Pelo quarto ano seguido, a Academia de Ciências da Califórnia celebrou a diversidade de vida na Terra com o seu concurso anual BigPicture Natural World Photography Competition, que seleciona as melhores fotos ilustrando a natureza de diferentes ângulos. Entre os vencedores da quarta edição está o brasileiro Márcio Cabral, de Brasília, que construiu uma reputação com seu trabalho vencedor de prêmios e fotos publicadas em revistas de turismo.

Cabral ganhou um lugar na galeria de vencedores com sua foto “Ecossistema”, ganhadora da categoria “Vida Selvagem Terrestre”. A fotografia tirada no Parque Nacional das Emas, em Goiás, mostra um espetáculo de cores proporcionados pelos Pyrearinus termitilluminans, uma espécie inquilina dos conhecidos “cupinzeiros luminescentes” encontrados no cerrado do Brasil Central e na bacia amazônica.

O BigPicture Natural World Photography Competition contou com cerca de seis mil inscrições. Abaixo, você confere as ganhadoras, além de algumas finalistas que ganharam destaque na divulgação feita pela organização da competição.

Estas imagens apareceram originalmente na bioGraphic, uma revista online sobre ciência e sustentabilidade e patrocinadora oficial do BigPicture Natural World Photography Competition, da Academia de Ciências da Califórnia.