A operadora estatal chinesa China Unicom disse ao site Macworld Asia que o iPhone 5, da Apple, terá conexão à internet por meio da velocíssima rede HSPA+. Não é a mesma coisa que 4G, mas é três vezes mais veloz: velocidade de download de até 21Mbps, contra 7.2Mbps atuais.

No Brasil, operadoras como a Vivo já vêm trabalhando na instalação da rede HSPA+ — que já está disponível no Galaxy S II, da Samsung, mas ainda não pode ser utilizada por falta de rede. Nos EUA, AT&T e T-Mobile já contam com a tecnologia.

Chega a ser lógico pensar que a afirmação é real. Nós estamos bem próximos do lançamento e a China Unicom tem relacionamento bem próximo com a Apple.

Nós não esperamos que o 4G via LTE esteja presente no próximo iPhone. A tecnologia foi ignorada pela Apple até então porque é preciso fazer o iPhone mais grosso para adaptá-la, e a vida útil da bateria também diminui. Na verdade, o CEO da Apple, Tim Cook, já disse que a empresa não adotará o LTE nos próximos anos. [PC Watch via Macotakara via AppleInsider]