_Ciência

Confira as primeiras fotos de Ganimedes, maior lua de Júpiter, feitas pela sonda Juno da Nasa

Satélite gigante de Júpiter é semelhante à nossa Lua, mas muito mais gelado

Como esperado, as primeiras imagens da maior lua de Júpiter, Ganimedes, já estão entre nós. As fotos foram tiradas pela espaçonave Juno da Agência Espacial Americana (Nasa) e enviadas à Terra nesta terça-feira (8).

A sonda está orbitando o planeta gasoso desde 2016, mas pela primeira vez conseguiu uma aproximação da lua, passando a cerca de 1.038 km de distância da superfície, na segunda-feira (7) — a melhor aproximação de um satélite nos últimos 20 anos, de acordo com a Nasa.

Em um comunicado à imprensa da Nasa, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio, que lidera a missão Juno, disse que “este é o mais próximo que uma espaçonave chegou desta lua gigantesca em uma geração”. Segundo ele, é necessário tempo antes de “tirar qualquer conclusão científica, mas por enquanto, podemos simplesmente admirar esta maravilha celestial — a única lua em nosso sistema solar maior do que o planeta Mercúrio”.

Na primeira imagem (veja abaixo), a sonda capturou parte da lua de Júpiter. Cada pixel na imagem cobre cerca de 1 quilômetro de extensão.

Foto: NASA

Os cientistas acreditam que Ganimedes pode hospedar um oceano de água salgada quilômetros abaixo da sua superfície, que tem mais água do que o próprio planeta Terra. Além disso, é a única lua do nosso sistema solar que tem seu próprio campo magnético — descoberto pela espaçonave Galileo, em 2003.

A imagem foi feita apenas do filtro de luz verde da câmera Juno. Contudo, a Nasa espera receber mais imagens da sonda com filtros de luz azul e vermelho. Dessa forma, seria possível criar uma foto colorida de Ganimedes.

A segunda foto foi feita pela câmera de navegação em preto e branco de Juno (veja abaixo), porém do lado escuro de Ganimedes, que só pôde ser visto graças à luz espalhada de Júpiter.

Foto: NASA

As imagens destacam uma semelhança com a nossa Lua, cinzenta e com muitas crateras — apesar de muito mais gelada. Ainda que seja cedo, os pesquisadores esperam que o sobrevoo da Juno — que durou 25 minutos e conseguiu 5 fotos — os ajude a aprender mais sobre a casca de gelo do maior satélite natural do sistema solar, a lua Ganimedes.

[Business Insider]

Sair da versão mobile