Confira as principais expressões pop usadas por hackers para espalhar malware

Os ataques de malware aumentam em frequência e a sofisticação também! A cultura pop tem se tornou um caminho para esse tipo de crime digital
imagem: Unsplash / reprodução

Um dos grandes vilões da tecnologia são os software maliciosos, também conhecidos como malware. Eles podem chegar até você de vários jeitos, mas uma das principais maneiras é por nomes conhecidos, por exemplo, nomes da cultura pop.

À medida que os ataques de malware aumentam em frequência e sofisticação, saber como evitar softwares mal-intencionados se torna mais importante do que nunca. Apesar de todo mundo tentar se prevenir ao máximo contra hackers, eles sempre têm algo a mais para driblar todo esse cuidado.

Prova disso, é que um recente relatório da Surfshark, trouxe detalhes de como os hackers usam termos de pesquisa da cultura pop para obter acesso não autorizado ao seu sistema de computador, deixando brechas para possíveis roubos e ataques cibernéticos.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida já recebeu um email ou até SMS com um link de alguma página famosa pedindo par clicar. Geralmente esses links contem nomes de pessoas, séries entre outros meios conhecidos para causar curiosidade e instigar ao clique.

E é aí que mora o perigo, indica-se sempre não clicar nesse tipo de conteúdo. O relatório mostrou uma série de nomes, games, séries, programas de TV e muitos outros tipos de pesquisas que dão precedentes para esses golpes.

Além de mostrar quais são os mais usados para aplicar o malware, e são muitos!

Entre os nomes, o do ator Robert De Niro foi considerado o mais perigoso, ou seja: o mais usado para a distribuição de links maliciosos. O nome esteve em 54,1% de todos os URLs relacionados.

Já entre os games, vale ficar atento com o “GTA V”, pois foi o jogo que mais apresentou riscos malware com 43,5% de links.

Na categoria música, Industry Baby de Lil Nas X and Jack Harlow é o nome mais perigoso por ser o mais usado para a distribuição dos softwares. Links com o nome da música apresenta 51% de riscos.

Já na categoria de séries, duas em especial foram consideradas as mais perigodas: “Sex Education” e “Breaking Bad”, que têm públicos totalmente diferentes. As duas apresentaram risco de 40% com links maliciosos.

Confira aqui todas as categorias e percentual de risco de cada uma e já se proteja caso receba algum desses nomes em uma mensagem suspeita.

Leia também: Operação internacional da Europol derruba mercado hacker de venda de dados.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas