_Ciência

Confira os 5 textos mais lidos da semana no Gizmodo Brasil

Queda do Facebook, camarões de três olhos da pré história, roubo de energia para mineração de Bitcoins e mais.

Foto: reprodução/Lationews

O Gizmodo Brasil publica, todos os sábados, as cinco notícias mais lidas da semana.

Nesta tivemos a histórica queda do Facebook no mundo inteiro que durou horas, camarões de três olhos da pré-história, humanos que suportaram viver na Era do Gelo, fotografia revolucionando a detecção de câncer de pele e roubo de energia para mineração de Bitcoins. 

Relembre com a gente.

1ª: “Caiu pra você?” Facebook, Instagram e WhatsApp têm instabilidade nesta segunda

No começo da semana, as plataformas do bilionário Mark Zuckerberg apresentaram uma instabilidade no mundo inteiro que durou horas. O apagão recorde da gigante da tecnologia fez surgir uma série de especulações a respeito do que de fato teria acontecido nas dependências da empresa. Nas redes sociais, os internautas falaram em ataques hacker. O que foi desmentido pelo porta-voz da empresa. Veja mais no link acima.

2ª: Centenas de camarões de três olhos nascem em lago nos EUA

Centenas de camarões de três olhos, pré-históricos, nasceram em um lago nos EUA após a série de chuvas no estado do Arizona na metade do ano. Esses crustáceos, chamados Triops, evoluíram desde seus ancestrais no durante o período Devoniano, cerca 419 milhões a 359 milhões de anos atrás. Apesar disso, a aparência não mudou nada. Alguns chamariam de ‘fóssil vivo’. Eles foram encontrados por turistas durante um passeio no Monumento Nacional de Wupatki. Quer saber mais? Clique no link acima. 

3ª: Como os primeiros humanos suportaram o frio da Europa após a Era do Gelo?

A Europa era mais fria do que se imaginava há 44 mil anos, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances. A descoberta está exigindo que cientistas repensem os primeiros padrões de migração humana e onde nossos ancestrais preferiam ficar.

A afirmação se baseia em evidências obtidas em uma caverna búlgara que remontam o Paleolítico Superior — cerca de 44 mil anos atrás. Veja mais no link acima.

4ª: Como a fotografia pode revolucionar a luta contra o câncer de pele/

A fotografia ultravioleta está ajudando dermatologistas a encontrarem sinais do fotoenvelhecimento que não são visíveis a olho nu. Ao longo da vida, as queimaduras adquiridas pela exposição ao Sol danificam a pele, causando rugas, manchas e pintas que evoluem para o câncer de pele. A detecção precoce é o melhor jeito de tratar e conseguir sucesso de cura, o problema é que esses sinais ficam escondidos durante anos. Mas isso está prestes a mudar. Saiba como; leia a notícia no link acima. 

5ª: A casa caiu; barulhão alerta vizinhos sobre o roubo de energia para mineração de bitcoins

 

Incomodados com um barulho irritante, moradores de Alberta, Canadá, resolveram investigar a origem do que está acontecendo. Chegando ao local, o grupo descobriu nada mais, nada menos do que uma exploração ilegal em poço de gás natural. A empresa responsável, Link Global, não notificou ninguém, nem mesmo a comissão de utilidade pública. Quer saber o desfecho dessa história? Acesse o link acima. 

Sair da versão mobile