Conheça a lente de contato inteligente com tela de microLED de 0,5 mm
A startup americana Mojo anunciou um protótipo de lente de contato que conta com tecnologia de realidade aumentada. Batizado Mojo Lens, ele que permitir que usuários acessem informações online sem a necessidade de telas ou uso das mãos — tudo com a ajuda de uma tela de microLED de 0,5 mm.
Entre as potenciais aplicações do produto, segundo a empresa, estão os esportes. A lente de contato hi-tech podem permitir que atletas acompanhem — projetados diretamente na sua retina — dados de seu treinamento e estatísticas de desempenho em tempo real, melhorando o foco durante a atividade física.
As marcas Adidas Running e 18Birdies, por exemplo, já são parceiras no projeto da Mojo, e estão desenvolvendo aplicativos de treino para a nova tecnologia.
Como funciona?
A Mojo está desenvolvendo a tecnologia chamada de “computação invisível”, em que é possível miniaturizar uma tela de microLED — medindo menos de 0,5 milímetro de diâmetro — e que conta com 14.000 pixels por polegada — considerado o menor e mais denso display dinâmico do mundo.
A tela do Mojo Lens poderá projetar textos, gráficos e vídeos diretamente na retina do usuário, independentemente do ambiente que ele esteja. Inclusive, a projeção funciona até mesmo quando se está com os olhos fechados.
O sistema roda com um processador ARM Core M0, e utiliza leituras de acelerômetro, giroscópio e magnetômetro para fazer o rastreamento ocular do usuário. Todo o controle é feito apenas pelos olhos, e as informações são transmitidas por uma banda de 5 GHz, sendo mais rápida que o bluetooth. O protótipo também já conta com um software básico, que traz alguns recursos pensados na experiência de usuário.
Segundo a Mojo, a lente de contato inteligente está em fase de testes, colhendo feedbacks de usuários, desenvolvendo aplicativos e otimizando o produto. Testes clínicos estão sendo feitos não apenas em pessoas com visão normal, mas também aqueles que possuem algum grau de deficiência visual.
Por enquanto, o protótipo ainda não está disponível para compra e ainda não há uma previsão para isso ocorrer. Além disso, a comercialização desse tipo de produto requer aprovação prévia por agências regulatórias de saúde.