Ainda estamos maravilhados com o poder e recursos da família Snapdragon S4, mas a Qualcomm já tem uma nova prontinha e que, em breve, deverá equipar smarthones e tablets, dos mais baratos aos mais caros, além de outros equipamentos móveis. Conheça a nova linha Snapdragon!

Na ponta de cima da tabela surge o Snapdragon 800. O crème de la crème dessa nova safra, conta com processador quad core de até 2,3 GHz, GPU Adreno 330 capaz de reproduzir vídeos em UltraHD (4K) e suporte a até quatro câmeras, gerando imagens de até 55 MP. Algumas tecnologias embarcadas, como Quick Charge 2.0 e reconhecimento de voz, também estreiam aqui. Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 800 representa um salto em desempenho de 75% em relação ao S4 Pro. Os primeiros aparelhos, que não se restringem a smartphones e tablets (espere ver também Smart TVs e settop boxes), devem pintar na metade do ano.

Na cola do 800 está o Snapdragon 600, talvez o sucessor direto do SoC mais poderoso da geração passada, o S4 Pro. Ele conta com processador quad core de 1,9 GHz, GPU Adreno 320 e, no geral, desempenho 40% melhor que o S4 Pro. Alguns smartphones movidos pelo Snapdragon 600 já foram apresentados e é questão de tempo até que eles estejam disponíveis no mercado.

Como nem todo mundo pode comprar os aparelhos mais requintados (e caros), os modelos Snapdragon 400 e 200 estão aí para atender demandas mais humildes.

O Snapdragon 400 vem em dois “sabores”: um com processador dual core a até 1,7 GHz, outra com um quad core a 1,4 GHz. O primeiro conta com uma tecnologia mais atualizada (arquitetura “Krait”). A GPU é uma Adreno 305. A Qualcomm deu bastante atenção para a parte multimídia desse SoC intermediário: ele aceita câmeras de até 13,5 MP, grava e exibe vídeo em 1080p (Full HD) e tem suporte ao Miracast, um padrão de transmissão de áudio e vídeo sem fio similar ao Airplay, da Apple.

O caçulinha da família é o Snapdragon 200, com CPU quad core de até 1,4 GHz, GPU Adreno 203, suporte a mais de um SIM card e câmera de até 8 MP. Tanto smartphones com esse, quanto os com o 400, são esperados para 2013.