_

Conheça as principais soluções do Braskem Labs 2015

Você, leitor do Gizmodo, já sabe que o Braskem Labs é um programa desenvolvido pela Braskem, em parceria com a Endeavor, e visa incentivar e capacitar empreendedores que possuem soluções inovadoras e que melhorem a vida das pessoas por meio da química ou do plástico – e, especialmente neste ano, projetos que combatam o Aedes aegypti. […]

Você, leitor do Gizmodo, já sabe que o Braskem Labs é um programa desenvolvido pela Braskem, em parceria com a Endeavor, e visa incentivar e capacitar empreendedores que possuem soluções inovadoras e que melhorem a vida das pessoas por meio da química ou do plástico – e, especialmente neste ano, projetos que combatam o Aedes aegypti.

Agora, nós vamos mostrar a vocês três das 19 soluções inscritas na edição de 2015 do Braskem Labs. Confira.

REVO FOOT

O REVO FOOT é uma prótese ortopédica de pé humano para amputações de membros inferiores feita em plástico e que possui um preço muito mais acessível do que as próteses hoje encontradas no mercado. É assim que define o seu criador, Lucas Ferreira, um dos participantes do Braskem Labs edição 2015.

De acordo com Lucas, a motivação para participar do programa veio da compatibilidade do REVO FOOT com o Braskem Labs e da oportunidade de adquirir um maior conhecimento na área de negócios, além, é claro, de ampliar o networking. “Embora tenha o conhecimento técnico avançado do produto, empreender é algo totalmente novo e que precisa de incentivo e uma ajudinha”. E é isso que o Braskem Labs proporciona durante toda a capacitação.

“Não tenho como dizer qual momento foi o mais interessante, porque todos foram únicos em sua proposta e execução. As mentorias, por exemplo, foram muito proveitosas. Desde as coletivas oferecidas pela equipe da Endeavor, até às individuais. Tive um mentor que me ajudou muito e que em nenhum momento poupou esforços para me ver crescer dentro do programa”, conta Lucas.

Hoje, após meses da final do Braskem Labs, Lucas afirma que a sensação é de ter participado de algo realmente grande e que o ajudou a crescer exponencialmente como um empreendedor. “Do programa, com certeza vou levar os ensinamentos, as amizades e a certeza de que tem muita gente boa neste país querendo realmente fazer a diferença com negócios inovadores”, finaliza.

Werde Phyto

O projeto inscrito por Marcelo Sperb, diretor da Wirklich, foi o Werde Phyto. Uma solução para tratamento de água residual, ou seja, água de esgoto, através de um processo biológico em que se usa plantas.

Segundo Marcelo, o escopo do Braskem Labs foi algo bastante interessante. “Eles estavam procurando soluções de impacto socioambientais relevantes que faziam uso do plástico, e o nosso sistema só funciona – e é, de fato, eficiente – porque tem o plástico para dar flutuação às plantas”, explica.

Após a inscrição, Marcelo se impressionou com a qualidade de todo o Braskem Labs. “Foi algo fantástico. As mentorias, as colocações dos especialistas e o modo como nos auxiliaram em relação aos pontos fortes e dificuldades do nosso modelo de negócio foram de grande ajuda”, finaliza.

Beenoculus

“Como você está usando o plástico para mudar o mundo?” Essa era uma das frases centrais do Braskem Labs 2015, e foi por meio dela que Rawlinson Terrabuio, co-fundador da empresa brasileira Beenoculus, inscreveu sua solução. Com a ideia de transformar a educação e o aprendizado dos alunos democratizando o uso da realidade virtual, o atual empreendedor desenvolveu uma ferramenta feita de plástico que converte o seu smartphone em um ambiente de realidade virtual, o também chamado Beenoculus.

“Nós tivemos duas grandes motivações para participar do Braskem Labs. A primeira porque teríamos mentorias com os especialistas da Endeavor. A segunda foi a possibilidade de construir um networking e promover o nosso produto, trazer visibilidade ao nosso projeto”. E, ao longo da trajetória do programa, eles conquistaram isso. De acordo com Rawlinson, já no evento de apresentação houve uma troca muito grande de experiências com os outros selecionados, e essa rede de contatos só foi aumentando ao longo das mentorias – individuais e coletivas.

Além dessa rede, Rawlinson cita outros benefícios que o Braskem Labs proporcionou a ele e à sua empresa. “Ao longo de todo o processo, nós tivemos um crescimento bem grande como empreendedores. E, mais ainda, nos conectamos aos setores da Braskem. Hoje, já somos fornecedores da empresa e, inclusive, estamos desenvolvendo um novo produto. Enfim, tudo valeu muito a pena”, finaliza.

Não perca a chance de inscrever o seu projeto no programa.

Sair da versão mobile