Eu gosto do Android e tal, mas tem algo no qual o iPhone ainda não chegou nem perto de ser superado: execução de mídia. Pelo menos até agora. Este vídeo da interface "Rachael" da Sony Ericsson para o Android mostra suas capacidades de media player, e é quase inacreditável.

Parece que a Sony Ericsson aprendeu muitas lições com o Zune HD, mas não estamos reclamando. O Zune HD tem a única interface de mídia capaz de competir com a do iPhone. Vamos contar as influências: primeiro temos a tela inicial, cujo layout é bem similar à tela QuickPlay do Zune. Em vez de te dar uma lista monótona de artistas, álbuns e bocejos, ela mostra seus favoritos (como os Pins do Zune) e os itens recentemente adicionados e recentemente executados. Não tão coincidentemente, os exatos três filtros que o Zune usa.

Abaixo disso você tem duas opções de PlayNow, um tipo de SonyStore ao estilo Pandora, incluindo Recomendações e Top 30. Coisas assim são super úteis para alguém com uma coleção de mídia grande e sempre em expansão.

Na parte de baixo de cada tela há uma crossbar tipo a do Zune HD, mas esta é legitimamente Sony, já que foi apresentada no PSP e é usada também no PS3. É uma boa ideia, então fico feliz que esteja sendo usada aqui também.

Ainda outra influência do Zune HD é a arte na página de artista e álbum. Selecionando Kanye West da lista de Artistas, uma foto da sua cara feiosa aparece no topo da lista de álbuns, e ao selecionar um álbum seu para tocar, a arte de capa do álbum também aparece acima da tracklist, assim como no Zune HD.

Obviamente, o aviso antes do vídeo alerta que estas imagens são conceituais e para uso interno, então não há a menor confirmação que o produto final vá ser minimamente parecido com isso. Mas esperamos que seja, já que a interface de mídia do Android é vergonhosamente datada, e a mostrada no vídeo realmente anda na direção certa. O melhor é que poderemos ver um smartphone com a "Rachael" muito em breve. Tipo, daqui a quatro dias. Apesar disso, ainda não fazemos ideia de preço, operadoras, capacidade ou qualquer outro detalhe.

Resumindo pra quem achou o post muito grande e nem leu: eu quero muito isso, e quero agora. [SE-Blog via SE-Nse]