Parece que o robô assustador da Boston Dynamics, o Petman, ganhou um novo melhor amigo. Conheça o Porton Man, o novo robô animatrônico de US$ 2 milhões criado pelo Ministério de Defesa do Reino Unido.

Desenvolvido com tecnologia de Fórmula 1, o manequim de alta tecnologia é coberto com mais de 100 sensores. A ideia é que ele sirva para testar testar novos equipamentos militares. Além de ajudar no desenvolvimento de armaduras leves, o Porton Man também vai ser exposto a diversos agentes químicos perigosos, mais ou menos como fazia o Petman.

azhi14ezwcvmnfpqfnhg

Esta é a segunda encarnação dos robôs de testes militares do Reino Unido. O irmão mais velho do Porto Man era maior e mais desajeitado, e quase impossível de ser movido. A i-bodi, a empresa por trás dos robôs, retornou aos rascunhos do projeto e se aproveitou das mesmas partes compostas de carbono encontradas em carros de Fórmula 1 – o que reduziu o peso final do robô em mais de 13kg.

Além de ser mais leve, o novo Porton Man também é mais realista. Seu design foi criado a partir de dados coletados de 2.500 soldados diferentes, o que significa que ele oferecerá resultados mais precisos em termos de como o equipamento funciona em soldados reais. Agora tudo o que ele precisa é de um Big Dog para poder andar por aí. [BBC]