_Jogos

Conheça o Wordle, jogo sensação do Twitter

Viu uns quadradinhos brancos, amarelos e verdes no Twitter, mas não sabe do que se trata? É o Wordle! Conheça o jogo

Se você acessou o Twitter recentemente, com certeza deve ter se deparado com blocos verdes e amarelos em sua linha do tempo. Essa estética é culpa do jogo de adivinhação de palavras Wordle, que se tornou uma febre na rede social.

O Wordle é um jogo online com regras simples —  e bem parecido com o que conhecemos aqui como “Jogo da Forca”.

O jogador acessa o site e precisa descobrir a palavra secreta do dia, chutando letras ao longo do espaço disponível para digitação. O game diz quais são as letras corretas da palavra secreta e mostra se ela está ou não na posição certa, de acordo com a cor – amarelo (posição errada) ou verde (posição certa). Caso a letra não esteja na palavra do dia, o quadrinho ficará cinza.

Vale lembrar que não há aplicativo para baixar, basta visitar este site e começar a jogar. O game oferece seis chances de adivinhar uma palavra de cinco letras, e a cada dia a página é atualizada com uma nova palavra. A palavra é a mesma para todos os jogadores no mundo todo. Portanto, é sempre em inglês.

No final, o objetivo é tentar adivinhar a palavra do dia sem atingir as seis tentativas. Quem acerta, vence — e pode compartilhar no Twitter em quantas tentativas chegou ao resultado – sem entregar nenhum spoiler a quem segue, claro. Há também uma opção para ver as estatísticas do dia e saber como os outros jogadores se saíram no game.

(Imagem: Captura de tela)

O nome Wordle deriva do termo Word, que significa “palavra” em inglês. Mas também é uma brincadeira com o sobrenome do criador, Josh Wardle. 

E se você não manja do inglês, não se preocupe, porque o Wordle já ganhou sua versão brasileira: o Termo, criado pelo desenvolvedor brasileiro Fernando Serboncini, chefe de tecnologia do Google e desenvolvedor independente de games.. O visual é muito parecido com o site original e as regras são exatamente as mesmas. Boa jogatina.

Sair da versão mobile