_Curiosidades

Conheça os heróis tecnológicos de 2012

Por trás de cada inovação há pessoas que trabalharam muito para tornar isto realidade. Estas pessoas merecem (bastante) crédito. O fato de uma empresa manter a tecnologia dela atualizada não significa nada além de que os engenheiros e executivos estão fazendo seus trabalhos. Para entrar na lista de heróis tecnológicos, uma verdadeira *inovação* é necessária. […]

Por trás de cada inovação há pessoas que trabalharam muito para tornar isto realidade. Estas pessoas merecem (bastante) crédito.

O fato de uma empresa manter a tecnologia dela atualizada não significa nada além de que os engenheiros e executivos estão fazendo seus trabalhos. Para entrar na lista de heróis tecnológicos, uma verdadeira *inovação* é necessária.

Estes heróis tecnológicos foram além das expectativas:

Felix Baumgartner e seu pulo do espaço


No dia 14 de outubro de 2012, Felix Baumgartner subiu até a estratosfera, a 39 km de altura, e mergulhou em uma queda livre que durou mais de 4 minutos. Este é um ótimo exemplo e uma excelente motivação: Felix tinha um sonho, e fez de tudo para alcançá-lo.


Matias Duarte, Andy Rubin e um ótimo Android

Imagem via Google+ e Wikipedia.

O Android era o segundo melhor no mundo dos smartphones até 2012. O sistema operacional e o hardware não pareciam tão flexíveis quanto o iOS. Agora esta história mudou: com o Jelly Bean, o Android está tão rápido e tão bom quanto iPhones e iPads, especialmente nos aparelhos Nexus 4 e Nexus 7.


Nate Silver previu o resultado da eleição com análises estatísticas

Imagem via AP

Enquanto a mídia divulgava pesquisas que apontavam vitória de Mitt Romney nas eleições americanas, Nate Silver estudou estes números com um teste estatístico, usando a matemática para acertadamente prever a vitória de Barack Obama.


Bob Iger resgatou Star Wars de George Lucas

Imagem via AP

George Lucas é um gênio, isto é inegável. Infelizmente, o criador de Star Wars foi pouco produtivo nos últimos tempos e a franquia de seus filmes estava precisando de uma mente brilhante como a de Bob Iger. O CEO da Disney pode parecer deslocado na lista de heróis tecnológicos, mas por ter tomado o lugar de George Lucas ele merece estar aqui.


O Prefeito de Newark, Cory Booker, e o furacão Sandy


Tivemos um bocado de heróis na liderança quando o furacão Sandy devastou Nova Iorque e Nova Jersey no segundo semestre deste ano. Mas apesar de toda eficácia de Mike Bloomberg, Andew Cuomo e Chris Christie, ninguém demonstrou tanta determinação quanto o prefeito de Newark, que, além de ajudar as vítimas pessoalmente, tuitou quase que constantemente atualizações durante a tempestade e após ela. Cory Booker divulgou lugares onde mantimentos poderiam ser obtidos, onde encontrar energia e como conseguir ajuda.


Panos Panay e o design inovador do Microsoft Surface

Imagem via Twitter

O que mais nos impressionou no Surface, quando foi anunciado em junho, foi seu design inovador. O tablet híbrido utilizava um processo de manufatura completamente novo, com uma capa que também serviria de teclado, além de um apoio que mantinha o tablet inclinado.


Adam Stelzner e o pouso do rover em Marte

Imagem via Twitter

Em agosto assistimos ao pouso quase que maluco do rover Curiosity em Marte. Mesmo em uma época em que o governo americano está reduzindo os investimentos em exploração espacial, Adam Stelzner ficou à frente do projeto Curiosity, sempre eloquente na sua defesa sobre como é necessário gastar bilhões de doláres num programa espacial.


Gwynne Shotwell


A SpaceX é a empresa de viagens espaciais privada mais avançada do mundo e Gwynne Shotwell é a mulher por trás disso. A empresa enviou este ano a primeira nave espacial privada em uma missão de reabastecimento de Estação Espacial Internacional (ISS).


Dennis Kucinich e a transparência nos ataques de drones


Dennis Kucinich está lutando pela transparência e regulamentação no programa militar de drones. Drones são excelentes máquinas: por não serem tripulados, são seguros para os pilotos; isto não signifca que este tipo de veículo não deve ter regras.


Juha Alakarhu e o smartphone com câmera impressionante

Imagem via Nokia Blog

O Nokia PureView 808, com a câmera de absurdos 41-megapixel, foi uma das grandes inovações da Nokia este ano.


Tim Cook e a Apple após a morte de Steve Jobs

Um gênio se foi e Tim Cook herdou uma das companhias mais valiosas do mundo. Cook não só manteve a Apple estável, ele também introduziu inovações chave. Além disso, depois que Scott Forstall não quis assumir a responsabilidade pelos problemas nos mapas da Apple, Tim Cook correu atrás para consertar o problema.

Sair da versão mobile