A F451, empresa que publica o Gizmodo no Brasil, a Trivela e o Extratime, preparou algumas novidades para o segundo semestre. Além do Risca Faca, site que chega em outubro, cujas primeiras reportagens você pode ler aqui, aqui e aqui está lançando mais um veículo: o Outra Cidade, que tem a proposta de usar o jornalismo social e colaborativo para encontrar e propor soluções para melhorar a vida das pessoas nos centros urbanos brasileiros.

A ideia do Outra Cidade é encontrar pautas a assuntos que interessem aos moradores de uma cidade, questões que os façam descobrir ou redescobrir seus ambientes urbanos. O segundo passo é incitar essas pessoas a darem o passo para se tornarem agentes de suas cidades: por que você deve se engajar para tornar o lugar em que vive um lugar melhor? Como você pode fazer isso, quais são as possibilidades? E, por fim, o Outra Cidade pretende levar as pessoas a partirem para ações concretas, gerando uma comunidade engajada que quer fazer a diferença.

Para chegar ao objetivo, o Outra Cidade foi estruturado em quatro eixos principais: cidades inteligentes, que aborda a questão da tecnologia que melhora a vida dos moradores; inovação urbana, que traz as grandes ideias que geram impacto em diversas cidades do mundo; pessoas inspiradoras, apresentando histórias de gente que já tomou para si o chamado de fazer o que for possível para criar núcleos urbanos melhores; e, por fim, A Minha Cidade, um espaço onde todo mundo (leitores inclusos) pode contar suas histórias pessoais com as cidades onde viveram.

Leia alguns posts do Outra Cidade

Inovação Urbana: a cidade pensada como experiência do usuário

USP faz o mapa do tesouro: onde está o dinheiro do meu imposto?

Segurança com menos sangue e mais dados – Da Índia a Osasco

A função do Outra Cidade é levar as pessoas a tomarem consciência de que a cidade é um grande organismo no qual todo mundo tem direitos, deveres e responsabilidades. Se cada um fizer a sua parte para melhorar, inovar e descobrir a outra cidade que existe dentro do lugar que você já conhece, o mundo inteiro certamente passará a ser um lugar melhor para se viver. Vem que a gente te ajuda a descobrir em que papel você pode se encaixar para começar a mudança já. Vem conhecer o Outra Cidade ;)