O povo do ArcAttack – um grupo insano de artistas que usa bobinas tesla para criar melodias incríveis – criou uma guitarra à prova de raios para uma apresentação no America’s Got Talent. Eles decidiram contar pra gente como construíram o instrumento e como ele funciona: 

O braço é composto de 72 interruptores opticamente isolados. Em vez de casas, tem 6 contatos de bonze por casa. Quando a corda é pressionada no contato, ela faz uma conexão. 

Daí o sinal é opticamente isolado para protegê-lo de campo eletromagnético e enviado a um microcontrolador cuja única função é codificar em prioridade o braço e acompanhar qual corda está sendo pressionada contra qual casa. 

Codificação em prioridade significa basicamente isso: se você está tocando a 6ª corda na 12ª casa, então o computador vai ignorar se, digamos, a 11ª e a 10ª casas também estiverem pressionadas naquela corda, já que a 12ª casa precisa ter prioridade – assim como eu uma guitarra real.

Tem também um segundo computador que fica localizado no topo do braço da guitarra, debaixo da caixa de metal. Este computador detecta quando as cordas são palhetadas e também é atualizado pelo primeiro computador sempre que os dedos mudam de posição nas casas. 

Também é responsabilidade do segundo computador processar os dados das cordas e das casas e gerar a saída midi de acordo. O sinal midi é convertido em um pulso de luz por fibra ótica e enviado na forma de dados ópticos para o computador principal da bobina tesla, que é responsável por processar os comandos midi e dar saída em um sinal de modulação para controlar o tom das bobinas. 

O resultado final é a maior demonstração de rock and roll do mundo. Uma guitarra de raios de verdade. Enquanto o músico toca a guitarra, ele é atingido pelos raios que produzem a própria melodia que ele está tocando. 

Neste ponto, mesmo as pessoas com educação pensam que a gente só está usando a guitarra como enfeite, que é tudo falso. Hehe. Eu acho que me sinto honrado com isso. NÃO. É de verdade. A maior das pessoas simplesmente não compreende como funciona. 

O tempo inteiro que o Tony estava sob a fagulha, ele estava em total controle da melodia emitida pelas bobinas tesla. Ele só saiu no ponto em que o nosso computador assumiu o controle para tocar o solo, já que é bastante difícil tocar guitarra com luvas de metal, então nós precisamos manter a coisa simples para ele. 

A criação deste instrumento realmente parece tão maluca e envolvente quanto uma apresentação ArcAttack. Eles se apresentam no America’s Got Talent no dia 8 de Setembro.